Programa Merece:

Estamos CA por um bem maior.

Crédito Agrícola adere ao Movimento Merece:
a iniciativa que acrescenta valor social e ambiental
aos cartões bancários inutilizados.

Junte-se a esta iniciativa e ajude-nos a dar uma nova vida aos cartões bancários.

 

No âmbito do seu Plano de Transição Net Zero, o Crédito Agrícola assumiu o compromisso de reforçar o seu contributo para com uma economia inclusiva, resiliente e de baixo carbono.

Nesta jornada, assente em metas de redução de emissões ambiciosas até 2030, o Grupo compromete-se em acelerar a descarbonização de actividades-chave em toda a sua cadeia de valor - desde a gestão de operações às decisões de financiamento - através da implementação de iniciativas inovadoras e de elevado impacto positivo nas pessoas e no Planeta.

A adesão ao Merece - Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Electrónicos -, iniciativa promovida pela Contisystems, é umas das acções emblemáticas da jornada de sustentabilidade do Crédito Agrícola.

Com o propósito de dar uma nova vida aos cartões inutilizados e de minimizar o impacto climático e ecológico da produção de novos cartões, o Movimento pauta a sua actuação através de três linhas mestres:

  • Assegurar a correcta reciclagem de cartões bancários inutilizados, evitando que acabem em aterros;
  • Encaminhar os resíduos dos cartões para uma empresa que os incorpora no fabrico de mobiliário urbano, utilizado por muitos de nós em praias, parques e jardins públicos;
  • Por cada quilograma de resíduos recolhidos, plantar uma árvore e garantir a sua manutenção durante 5 anos, com o objectivo de neutralizar a pegada de carbono associada à produção dos cartões.

Ao unir-se a este propósito, o Crédito Agrícola reconhece o potencial transformador dos princípios-chave de uma economia mais circular, como a reciclagem e a reutilização de materiais, na redução de emissões de gases com efeito de estufa, na eliminação do desperdício e na conservação de recursos naturais.

Em particular, o Grupo espera contribuir para a recolha e correcta reciclagem de 2 640 Kg de resíduos de cartões bancários por ano, os quais serão utilizados para fabricar inúmeras peças de mobiliário existentes nas ruas, parques e praias portuguesas. Espera ainda contribuir para a plantação e respectiva manutenção de 2 640 árvores por cada ano de parceria, uma área equivalente a 2,5 campos de futebol, com potencial de sequestrar 13 200 Kg de carbono/ano.

Estamos cá pela inovação, inclusão e sustentabilidade.
Estamos cá por um bem maior.

 
Vamos dar aos cartões um final sustentável.