Provedoria do Cliente

Contactos

Pode dirigir-se ao Gabinete de Provedoria do Cliente do Crédito Agrícola por:

Carta:

Gabinete de Provedoria do Cliente
- Caixa Central de Crédito Agricola Mútuo

Rua Castilho, 233 - Piso 4
1099 – 004 Lisboa

Fax:

(+351) 213 805 599

Telefone(*):

(+351) 213 805 598

*Após atendimento e caso ainda seja necessário dar sequência posterior ao que foi exposto, deverá a questão ser apresentada por escrito, via email, fax ou carta.

Procedimentos

1. A Instituição do Crédito Agrícola onde tem a sua conta ou que lhe prestou o serviço objecto da sua atenção, constitui-se na entidade reclamada. Assim, qualquer pretensão ou reclamação deve ser, em primeiro lugar, dirigida à Caixa Agrícola ou Empresa do Grupo CA, que necessariamente ponderará a exposição apresentada e promoverá a respectiva resposta;

2. Para maior brevidade e melhor eficiência no tratamento das questões apresentadas, os Clientes deverão anexar à sua comunicação, os suportes documentais considerados relevantes, em especial aqueles que demonstrem já o posicionamento da entidade reclamada;

3. Naturalmente que o Cliente bancário pode ainda utilizar o Livro de Reclamações ou efectuar contacto directo com a Entidade de Supervisão (Banco de Portugal ou Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) mas mesmo nestes casos, os circuitos de tratamento conduzem também sempre à prévia análise e resposta pela Entidade reclamada; Assim, sugere-se que qualquer questão, inicialmente, seja apresentada conforme indicado nos pontos 1) e 2);

4. O SICAM (Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo) é actualmente constituído por 88 Caixas Agrícolas sediadas no Continente e Região Autónoma dos Açores mas, não inclui as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de:

  • Bombarral
  • Chamusca
  • Leiria
  • Mafra
  • Torres Vedras

Se a Caixa Agrícola onde é Cliente não pertence ao SICAM e pretende apresentar qualquer reclamação, deve fazê-lo directamente nessa Instituição ou no Banco de Portugal.

Recomendações

1. Adicionalmente, informa-se ainda que quando se trate do esclarecimento de dúvidas ou resposta a questões sobre produtos e serviços fornecidos pelo Crédito Agrícola (além da possibilidade de realização de operações bancárias), está preferencialmente disponível um atendimento telefónico permanente:

  • Linha Directa 808 20 60 60 - linhadirecta@creditoagricola.pt
    24 horas por dia com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8:30 às 23:30 horas; Sábados, Domingos e Feriados das 10:00 às 23:00 horas;

2. Mantenha actualizada a sua morada junto do seu balcão do Crédito Agrícola. Qualquer contacto a estabelecer consigo na sequência de reclamação apresentada tem que respeitar a morada que conste nos registos, pelo que a desactualização poderá conduzir a extravios ou morosidades indesejáveis;

3. Um número significativo de comunicações registadas advém do uso inadequado de cheques. Para melhor informar os seus clientes o Crédito Agrícola elaborou um conjunto de recomendações sobre “Boas Práticas do Uso do Cheque”, disponível neste site. Sugerimos vivamente que o consulte e divulge;

4. Também os cartões de débito e crédito emitidos são com frequência objecto de anomalias no seu manuseamento e utilização conduzindo a situações indesejadas ou que podem fazer perigar o património do titular, pelo que se recomenda:

  • Assine sempre o cartão no verso;
  • O cartão e o Pin nunca devem estar juntos;
  • Procure realizar por si próprio as operações com cartão, evitando entregar o cartão a terceiros;
  • Acondicione devidamente o seu cartão, para evitar deterioração da banda magnética e/ou do “chip”.

5. Se é utilizador do Canal On-Line, certifique-se que observa cuidadosamente os procedimentos de segurança.