Moratória Crédito Particulares - COVID-19

Soluções para o seu crédito.

Em virtude do COVID-19, o CA está a aceitar moratórias em créditos para particulares. Saiba como solicitar a sua aqui.

Pedidos de Moratória de Crédito

Moratória Legal (DL 10-J/2020)


Após a declaração do estado de emergência, foi publicado o Decreto-Lei nº 10-J/2020, de 26 de Março, o qual, alterado pela Lei 8/2020, de 10 de Abril, pelo DL 26/2020, de 16 de Junho e pela Lei 27-A/2020 de 24 de Julho, permite às famílias que reúnam as condições previstas nos diplomas, aderirem a moratória de capital ou de capital e juros, com duração até 31 de Março de 2021, nos Créditos Hipotecários, na Locação Financeira destinada à habitação e no Crédito a Consumidores ao abrigo do DL. 133/2009, destinado a educação, designadamente formação académica e profissional.

  • O Cliente pode optar pela suspensão do pagamento das prestações, vertente capital ou vertente de capital e juros.
  • Optando pela vertente de capital e juros, os juros vencidos e não pagos são capitalizados, sendo acrescidos ao capital em dívida;
  • Em qualquer circunstância,  o prazo do empréstimo é aumentado pelo período da suspensão;
  • As garantias acompanharão as alterações ao empréstimo decorrentes da aplicação da Moratória, mantendo-se em vigor no aumento do prazo do empréstimo e garantindo qualquer incremento do montante garantido, em virtude de eventual capitalização de juros.
  • O Cliente pode aderir a qualquer uma das medidas até 30 de Setembro de 2020, o que, querendo, poderá fazer através da submissão do formulário do final da página, e pode, a qualquer momento, solicitar a sua cessação, retomando o empréstimo com as necessárias alterações e adaptações decorrentes da aplicação da Moratória.
  • Para as operações de crédito dos Clientes que tenham aderido à Moratória Legal cujo termo era até 30 de Setembro de 2020, a extensão da vigência da Moratória até 31 de Março de 2021 é automática. Caso o Cliente não pretenda usufruir dessa extensão automática da vigência da Moratória, deverá comunicar ao Crédito Agrícola a sua oposição à mesma até ao dia 20 de Setembro de 2020.

Para conhecer em detalhe os termos em que pode aderir à Moratória Legal, designadamente se é uma entidade beneficiária, quais os requisitos de adesão, bem como o impacto que a Moratória poderá ter nas prestações, no prazo e nas garantias do seu empréstimo, consulte as Perguntas Frequentes e, caso pretenda aderir, seleccione a opção disponível e siga os passos indicados no separador ‘Como posso aderir à Moratória Legal?’.

Moratórias Gerais de Iniciativa Privada APB | CA


O Crédito Agrícola celebrou, no dia 15 de Abril de 2020, com a Associação Portuguesa de Bancos e outras Instituições de Crédito Associadas o PROTOCOLO SOBRE MORATÓRIAS GERAIS DE INICIATIVA PRIVADA A APLICAR NO ÂMBITO DA PANDEMIA COVID-19, colocando à disposição dos seus Clientes as Moratórias APB | CA.

Qualquer uma das Moratórias APB | CA é aplicável a créditos contratados antes de 26 de Março de 2020 que estejam em situação regular e preencham os demais requisitos de acesso, podendo, a qualquer momento, o Cliente solicitar a cessação da Moratória e retomar o seu empréstimo com as necessárias alterações decorrentes da sua aplicação.

O pedido de adesão à Moratória pode ser solicitado por um único mutuário, mas a sua efectivação depende do acordo dos demais mutuários e garantes (se aplicável) e ainda das seguradoras, no caso da extensão dos prazos dos contratos de seguro associados ao crédito em causa ou do aumento do capital em dívida decorrente da capitalização dos juros. 
Créditos com regimes especiais de concessão, implicam também a prévia autorização das entidades terceiras, nos termos legalmente previstos.

As garantias acompanharão as alterações ao empréstimo decorrentes da aplicação da Moratória, mantendo-se em vigor no aumento do prazo do empréstimo e garantido qualquer incremento do montante garantido, em virtude de eventual capitalização de juros, sendo que, caso as garantias tenham sido prestadas por terceiros, será necessário obter a sua expressa anuência para tanto.

O Crédito Agrícola comunicará ao cliente a não aplicação da Moratória APB|CA no prazo de 5 dias úteis a contar da data de recepção do pedido de adesão à moratória e a aplicação da Moratória APB|CA no prazo máximo de 15 dias úteis, mediante o envio de comunicação através do mesmo meio que o cliente utilizou para efectuar esse pedido ou através de mensagem de correio electrónico para o endereço de e-mail que indicar abaixo no formulário, produzindo a moratória efeitos à data da recepção do pedido de adesão.

Como posso aderir à Moratória APB | CA?

1

Download

Descarregue a Carta de Adesão mais adequada ao seu tipo de Crédito.

2

Preenchimento

Preencha e assine a Carta de Adesão seleccionada.

3

Formulário

Efectue o upload da Carta de Adesão para o formulário abaixo disponível, preencha todos os campos solicitados e submeta o pedido.

Consulte Perguntas Frequentes

NOTAS IMPORTANTES:

Para as Moratórias APB | CA, caso pretenda obter um prazo de moratória menor e/ou carência de capital e juros, elabore o seu próprio pedido.

Para darmos seguimento ao seu pedido, antes de submeter o mesmo, assegure-se de que tem os seus dados (email e telefone) actualizados na sua Caixa.




Preencha os seus dados no formulário, faça upload dos documentos necessários e clique na opção "Submeter Pedido" para dar início ao processo.

* Campos de preenchimento obrigatório.