Sustentabilidade

Foto Carta de Compromisso

A POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE NA FILOSOFIA DO GRUPO CA

A Política de Sustentabilidade vem alinhar a actuação do Banco com a neutralidade carbónica defendida no acordo de Paris e com os princípios dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Uma vez que os temas ambientais, sociais e de governação são cada vez mais relevantes para os Clientes do Grupo e para as comunidades locais, pois contribuem para a minimização de riscos e para a identificação de novas oportunidades, o Grupo decidiu definir a sua Política de Sustentabilidade. Esta política vem explicitar o compromisso do Grupo na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, sendo aplicável a todo o Grupo e a todas as áreas de negócio.

Foto Carta de Compromisso

Crédito Agrícola assinou Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal

No âmbito da Conferência “Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050 - O papel do financiamento sustentável” o Crédito Agrícola assinou a “Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal”, carta elaborada no âmbito do grupo de reflexão para o financiamento sustentável do qual o Crédito Agrícola faz parte. Nesta Conferência, presidida pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, foi divulgado o relatório “Linhas de orientação para acelerar o financiamento sustentável em Portugal”.

Subscrição do CA à Carta de Princípios do BCSD Portugal

A Carta de Princípios do BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial. Permite a qualquer empresa subscritora ser reconhecida junto dos seus clientes, fornecedores e sociedade em geral pela adopção de sólidos compromissos de sustentabilidade. A Carta incentiva os subscritores a irem além do cumprimento legal, adoptando normas e práticas reconhecidas e alinhadas com padrões de gestão, éticos, sociais, ambientais e de qualidade, em qualquer contexto da economia global.

Relatórios de Sustentabilidade

Neste exercício de reporte, para alem de dar resposta aos requisitos da Directiva Europeia 2014/95/EU e enquanto Banco cooperativo, o CA possui um modelo de actuação distinto da banca tradicional. A actuação sustentável do CA está vinculada à sua identidade cooperativa e a uma missão empresarial que ambiciona o desenvolvimento da economia e o bem-estar social das regiões onde actuam cada uma das suas Caixas de Crédito Agrícola. Neste relatório apresentamos o desempenho de sustentabilidade do CA, estando nele reflectidos os indicadores de 100% das CCAM, da Caixa Central, das Empresas Participadas e da FENACAM.

Qualquer participação de inconformidade com a Politica de Sustentabilidade poderá ser encaminhada para o e-mail: inconformidadesPSustentabilidade@creditoagricola.pt