Declaração sobre o impacto negativo das decisões de investimento para a sustentabilidade

A Crédito Agrícola Vida – Companhia de Seguros, S.A. (CA Vida) tomará em consideração os principais impactos negativos das decisões de investimento sobre os factores de sustentabilidade.

Para o efeito, a CA Vida tomará em consideração a informação publicamente disponível que lhe permita avaliar o impacto para a sustentabilidade das sociedades emitentes de activos sob investimento de acordo com os objectivos prioritários identificados na sua Política sobre a Integração dos Riscos de Sustentabilidade nos Investimentos, disponível na sua página do sítio da internet do Grupo Crédito Agrícola.

A CA Vida definirá as suas decisões de investimento consequentemente com os resultados alcançados, abstendo-se de investir em empresas, actividades ou produtos que prejudiquem seriamente os objectivos referidos anteriormente e evitando investir em qualquer entidade ou empresa cuja principal actividade comercial ofereça ou envolva a promoção, produção, distribuição ou comercialização de produtos ou serviços relacionados com os sectores excluídos, elencados na sua Política sobre a Integração dos Riscos de Sustentabilidade nos Investimentos.

A CA Vida dispõe de uma Política de Envolvimento que pode ser consultada na sua página do sítio da internet do Grupo Crédito Agrícola. Essa Política prevê que em função da participação social detida, seja recolhida e analisada a informação das sociedades participadas respeitante às questões relevantes onde se incluem a estratégia, a estrutura de capital, o risco, o governo da sociedade, o desempenho financeiro e não financeiro e o impacto social e ambiental. Prevê também que se estabeleça contacto directo com as sociedades participadas sempre que se justifique e seja realizado um exercício diligente e crítico dos direitos inerentes às participações sociais detidas, incluindo o correspondente direito de voto, assim como a cooperação com outros accionistas e comunicação com as partes interessadas das sociedades participadas caso se mostre relevante e adequado e quando não origine qualquer violação do quadro regulatório em vigor e/ou de quaisquer políticas internas e organiza-se por forma a identificar possíveis conflitos de interesses e atuar de modo a evitar ou a reduzir ao mínimo o risco da sua ocorrência.

A CA Vida rege-se pelo Código de Ética e de Conduta do Grupo CA. Este Código tem em vista, essencialmente, o estabelecimento dos valores e princípios éticos e deontológicos fundamentais que regem a actividade do Grupo CA, bem como as normas de conduta profissional e prudente que devem ser observadas por todos os Colaboradores no exercício das suas actividades e que visam consolidar a cultura de integridade e divulgar os valores e princípios pelos quais o Grupo CA rege as suas actividades. O Grupo CA norteia as suas actividades e condutas pelos valores da Confiança, da Proximidade, da Solidez, da Autonomia e do Contributo para o Desenvolvimento Sócio-Económico; e rege a sua actividade pelos princípios do Cooperativismo, da Solidariedade, da Conduta Ética, da Sustentabilidade, da Igualdade de Oportunidade e de Não Discriminação, da Transparência na Informação, da Conformidade Legal, Regulamentar e das Normas de Conduta e da Prudência na Gestão de Riscos.