Somos uma Seguradora Vida feita de pessoas para pessoas, que protege o futuro dos portugueses, fazendo com que se sintam…
Seguros para a Vida.

QUEM SOMOS

Com 23 anos de existência, nascemos para completar o Grupo Crédito Agrícola. E hoje somos uma das maiores seguradoras vida do mercado nacional.

Desde 1998, fomos evoluindo, crescendo, mudando...passo a passo, e de forma sustentada. Acompanhando a competitividade crescente do mercado financeiro.

Olhámos para o dia de amanhã. Adaptámo-nos para chegar mais longe. E para responder às necessidades de protecção dos nossos Clientes. Oferecemos um serviço completo e integrado de seguros vida e fundos de pensões aos Clientes do Grupo Crédito Agrícola, aos associados e às Caixas Agrícolas.

Criámos valor para a sociedade e conquistámos muito mais do que confiança nos mais de 230 mil Clientes.

Foram 23 anos a trabalhar em equipa e ao lado de cada um dos nossos Clientes para melhorar as suas vidas. Garantido que, juntamente com as 700 Agências do Grupo Crédito Agrícola, tudo o que fazemos é para protecção do futuro. Seu e dos Seus.

Somos uma Seguradora Vida feita de pessoas para pessoas, que protege o futuro dos portugueses, fazendo com que se sintam...
Seguros para a Vida.

Proporcionamos a melhor experiência aos nossos Clientes


A CA Vida foi, pela 4ª vez, reconhecida pelos seus Clientes, como a Seguradora Vida que lhes proporciona o melhor nível de Experiência, na categoria de Seguros do Ramo Vida, atribuindo-lhe o novo Prémio BECX 2021 - Best European Customer Experience.

A Companhia lidera o Ramo Vida e o Sector Segurador, destacando-se com o 1º lugar no ranking de todos os indicadores analisados, com um Índice de Experiência Global de 8,1 face aos 7,6 do Sector Segurador e 7,5 do Ramo Vida.

O Prémio BECX é uma evolução do estudo ECSI desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa (IMS) em parceria com a Associação Portuguesa da Qualidade (APQ), que analisa a experiência global dos clientes ao longo da sua vida com as empresas/marcas, e que em 2021 apresentou uma visão mais adaptada às novas realidades e comportamentos do consumidor, principalmente no que concerne às diferentes formas de interação das marcas com os seus clientes.

Para António Castanho, Presidente do Conselho de Administração Executivo da CA Vida, “Marcar a liderança no Prémio BECX 2021 é um orgulho e uma enorme responsabilidade. Uma distinção que é atribuída pelos nossos clientes, que avaliam a nossa capacidade de proporcionar uma experiência de excelência em todo o ciclo de vida dos clientes com a Companhia. É um reafirmar da confiança que depositam na marca e no serviço prestado por todo o Grupo Crédito Agrícola.

A Si, nosso Cliente, muito obrigado pela confiança e pelo reconhecimento. Assumimos uma vez mais o compromisso de que tudo faremos para continuar a ser a sua Seguradora Vida de confiança, permanecendo a seu lado para a vida. E porque este prémio é de todos, o nosso muito obrigado à equipa Crédito Agrícola e aos nossos parceiros, que diariamente contribuem com o seu profissionalismo para melhorar a experiência dos nossos Clientes.

Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

Missão, Visão e Valores

Missão

CA Vida. Uma seguradora que o protege para a vida.

Todos precisamos de um protector.

Começamos com os nossos pais. Mas, rapidamente, nos apercebemos de uma rede de avós, tios, professores, que existe à nossa volta. Todos eles, nossos protectores.

À medida que crescemos e ficamos independentes, a nossa lista de protectores diminui. Até que um dia, damos por nós com família e, de repente, percebemos que a situação se inverteu: agora somos nós os protectores.

Acreditamos, então, que já não precisamos deles. Nem para nós, porque somos adultos; nem para a nossa família, porque essa é a nossa função. No entanto, a nossa capacidade de sermos protectores é limitada. Por muito bem-intencionados que sejamos, não conseguimos proteger a nossa família do dia de amanhã. A vida tem demasiados imprevistos.

É fundamental ter seguros de vida: foram concebidos para serem os protectores do futuro da sua família.

Assim, na companhia destes parceiros, o seu papel de protector sai reforçado.

CA Vida. Seguros para a Vida.


Visão e Valores

A vida tem demasiados imprevistos. É fundamental ter seguros de vida: foram concebidos para serem os protectores do futuro da sua família.

Na companhia destes parceiros, o seu papel de protector sai reforçado. A CA Vida partilha esta visão sobre seguros de vida.

Somos uma companhia que dedica a vida a proteger a vida dos Clientes.

Os nossos seguros são criados segundo uma cultura de cuidado.

Onde nenhum detalhe é deixado ao acaso. Somos exigentes a aceitar seguros de vida, mas depois vai descobrir que pode contar connosco, sempre.

Os nossos colaboradores sabem disso. E assumem-no com orgulho.

Empenhamo-nos em conhecer cada um dos nossos clientes. Pelo que, tudo o que lhes propomos, é para melhorar a sua vida, presente e futura. Assim, é natural que a maioria dos clientes esteja connosco há muitos anos - o nosso maior prémio, a nossa maior distinção.

Aqui, tudo o que é feito, tem de ser bem feito.

Ao longo dos anos, introduzimos inúmeras metodologias de trabalho inovadoras. Asseguramos que a CA Vida se mantem na linha da frente do ramo Vida, tanto em modernidade, como na qualidade do serviço.

O nosso caminho tem-se feito, passo a passo, procurando não dar passos maiores que as pernas.

Só assim podemos crescer de forma sustentada, continuando a olhar para o dia de amanhã com a mesma ambição e confiança.

Garantindo que, tudo o que fazemos, é para protecção do futuro. Seu e dos seus.

CA Vida. Seguros para a vida.


Distinções

O seu reconhecimento é o mais importante.

As distinções recebidas ao longo dos tempos, são para a CA Vida o reconhecimento pelos anos de vida a cuidar do futuro dos nossos clientes e pela constante procura pelos melhores produtos. Levaram-nos a superar obstáculos para nos mantermos na linha da frente e continuarmos a disponibilizar um serviço de qualidade a mais de 1,6 milhões de Clientes.

Estas são distinções que a todos orgulham, CA Vida e Grupo Crédito Agrícola, e que nos desafiam ainda mais para continuarmos a ser a Seguradora Vida da sua preferência.

Agradecemos o voto de confiança.


BECX 2021. Empresa Líder no Índice de Experiência do Cliente


A CA Vida conquistou pelo 3º ano consecutivo o reconhecimento dos seus clientes, ao ser eleita Empresa Líder no Índice de Satisfação do Cliente do Ramo Vida, pelo European Consumer Satisfaction Index (ECSI) Portugal 2019. No Ramo Vida, a CA Vida lidera 8 dos 9 índices analisados: Imagem, Expectativas, Qualidade Apercebida, Valor Apercebido, Reclamações e Confiança.

Uma distinção que reafirma que os Clientes Crédito Agrícola são os mais satisfeitos, os que melhor imagem tem da sua seguradora vida, e os que mais confiam no serviço prestado sem se sentirem defraudados nas suas expectativas, comparativamente com os restantes players do ramo vida analisados no estudo, realizado pela Universidade Nova de Lisboa (IMS) em parceira com o IPQ e a APQ.

Acreditamos que este reconhecimento vem reforçar, ainda mais, a imagem de confiança e credibilidade do Grupo Crédito Agrícola junto dos seus clientes. E aumenta ainda mais a responsabilidade da CA Vida, perante os clientes que depositaram na companhia tanta confiança.



CA Vida Prémio BECX 2021

ECSI 2019. 3x Empresa Líder na Satisfação do Cliente


A CA Vida conquistou pelo 3º ano consecutivo o reconhecimento dos seus clientes, ao ser eleita Empresa Líder no Índice de Satisfação do Cliente do Ramo Vida, pelo European Consumer Satisfaction Index (ECSI) Portugal 2019. No Ramo Vida, a CA Vida lidera 8 dos 9 índices analisados: Imagem, Expectativas, Qualidade Apercebida, Valor Apercebido, Reclamações e Confiança.

Uma distinção que reafirma que os Clientes Crédito Agrícola são os mais satisfeitos, os que melhor imagem tem da sua seguradora vida, e os que mais confiam no serviço prestado sem se sentirem defraudados nas suas expectativas, comparativamente com os restantes players do ramo vida analisados no estudo, realizado pela Universidade Nova de Lisboa (IMS) em parceira com o IPQ e a APQ.

Acreditamos que este reconhecimento vem reforçar, ainda mais, a imagem de confiança e credibilidade do Grupo Crédito Agrícola junto dos seus clientes. E aumenta ainda mais a responsabilidade da CA Vida, perante os clientes que depositaram na companhia tanta confiança.



Selo ECSI 2019

ECSI 2018. Empresa Líder no Índice Nacional de Satisfação do Cliente


Em 2018, a CA Vida foi reconhecida pelo 2º ano consecutivo como Empresa Líder no Índice de Satisfação do Cliente do Ramo Vida, pelo European Consumer Satisfaction Index (ECSI) Portugal 2018. A Seguradora lidera ainda, no Ramo Vida, os índices de Imagem, Expectativas, Qualidade Apercebida, Reclamações e Confiança.

Uma distinção que demonstra que os Clientes CA são os mais satisfeitos, os mais leais e os que mais confiam no serviço prestado, comparativamente com as restantes seguradoras do ramo vida analisadas neste estudo, realizado pela Universidade Nova de Lisboa (IMS) em parceira com o IPQ e a APQ.



Selo ECSI 2018

ECSI 2017. Empresa Líder no Índice Nacional de Satisfação do Cliente


A CA Vida conquistou em 2017, o reconhecimento dos seus clientes, ao ser eleita Empresa Líder no Índice de Satisfação do Cliente do Ramo Vida, pelo European Consumer Satisfaction Index (ECSI) Portugal 2017. A Seguradora lidera ainda, no Ramo Vida, os índices de lealdade, de confiança e de reclamações.

Uma distinção que demonstra que os Clientes CA são os mais satisfeitos, os mais leais e os que mais confiam no serviço prestado, comparativamente com as restantes 10 seguradoras do ramo vida analisadas neste estudo, realizado pela Universidade Nova de Lisboa (IMS) em parceira com o IPQ e a APQ.



Selo ECSI 2017

Ranking Banca & Seguros. 1º Lugar no Ranking de Melhor Grade Seguradora do Ramo Vida


Em 2016, a CA Vida foi uma vez mais distinguida como a Melhor Grande Seguradora do Ramo Vida, desta feita pela Star Company num estudo realizado em parceria com a EY e Ignios.

Simultaneamente, no Ranking das 1.000 Maiores Empresas em Portugal, do mesmo estudo, a CA Vida é distinguida como uma das 23 Melhores Empresas de Portugal.



Ranking Banca & Seguros 2016

ECSI 2016. 1º Lugar no Ranking de Imagem e no Ranking de Lealdade do Cliente


Uma dupla distinção na qual os Clientes da CA Vida e do Grupo Crédito Agrícola demonstraram ser os mais leais e o que melhor imagem têm da sua Seguradora Vida, por comparação com os Clientes das restantes Seguradoras analisados neste estudo. Um prémio especialmente relevante por ser o reconhecimento que decorre directamente dos Clientes CA Vida.



Selo ECSI 2016

In Exame. 2x Melhor Grande Seguradora Vida


Foi com grande orgulho e satisfação que vimos reconhecido o nosso mérito e empenho pela revista EXAME, ao distinguir em 2006 e 2012 a CA Vida, com o 1º Lugar na Categoria de Melhor Grande Seguradora Vida.



Exame 2006 e 2012

Órgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral


Presidente
Victor Manuel Coutinho Lopes Gomes
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Dão e Alto Vouga

Vice-presidente
José Luís Tirapicos Nunes
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Central

Secretário
Maria do Rosário Turégnano Caetano Honório
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém

Conselho Geral e de Supervisão


Presidente
José Luís Sereno Gomes Quaresma
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Vouga

Vogais
João Nascimento Canas Guerra
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Nordeste Alentejano

José Manuel Guerreiro Estiveira Gonçalves
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Silves

Luís Manuel Rodrigues Soares
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche

Tiago João Pereira Cachulo da Trindade
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Médo Baixo Mondego

Conselho de Administração Executivo


Presidente
António João Alberto Castanho

Vogais
Nelson Fernando Ferreira Maurício
Ana Cristina Teixeira Guedes Pestana de Aguiar

Comissão de Remunerações


Presidente
Joaquim Maia Igreja
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende

Membros
Ilídio Baptista
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Serras de Ansião

Manuel Valentim Correia Stichaner Lacasta de Jesus
Crédito Agrícola – Seguros e Pensões, S.G.P.S.

Revisor Oficial de Contas


Price Waterhouse Coopers & Associados - Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda, SROC representada por Dr. Fernando Manuel Miguel Henriques

Protecção de Dados Pessoais

O tratamento que a CA Vida realiza aos seus dados pessoais, é pautado pelo respeito intransigente pela sua privacidade e protecção. Consulte o documento para conhecer o conjunto de informações e comunicações relacionadas com o tratamento que efectuamos.

Informação Financeira

Para poder visualizar a Informação Financeira da CA Vida, clique nos documentos em anexo.

  • Relatório e Contas
  • Relatório Solvência e Situação Financeira

Sustentabilidade

Declaração sobre o impacto negativo das decisões de investimento para a Sustentabilidade


A Crédito Agrícola Vida – Companhia de Seguros, S.A. (CA Vida) tomará em consideração os principais impactos negativos das decisões de investimento sobre os factores de sustentabilidade.

Para o efeito, a CA Vida tomará em consideração a informação publicamente disponível que lhe permita avaliar o impacto para a sustentabilidade das sociedades emitentes de activos sob investimento de acordo com os objectivos prioritários identificados na sua Política sobre a Integração dos Riscos de Sustentabilidade nos Investimentos, disponível na sua página do sítio da internet do Grupo Crédito Agrícola.

A CA Vida definirá as suas decisões de investimento consequentemente com os resultados alcançados, abstendo-se de investir em empresas, actividades ou produtos que prejudiquem seriamente os objectivos referidos anteriormente e evitando investir em qualquer entidade ou empresa cuja principal actividade comercial ofereça ou envolva a promoção, produção, distribuição ou comercialização de produtos ou serviços relacionados com os sectores excluídos, elencados na sua Política sobre a Integração dos Riscos de Sustentabilidade nos Investimentos.

A CA Vida dispõe de uma Política de Envolvimento que pode ser consultada na sua página do sítio da internet do Grupo Crédito Agrícola. Essa Política prevê que em função da participação social detida, seja recolhida e analisada a informação das sociedades participadas respeitante às questões relevantes onde se incluem a estratégia, a estrutura de capital, o risco, o governo da sociedade, o desempenho financeiro e não financeiro e o impacto social e ambiental. Prevê também que se estabeleça contacto directo com as sociedades participadas sempre que se justifique e seja realizado um exercício diligente e crítico dos direitos inerentes às participações sociais detidas, incluindo o correspondente direito de voto, assim como a cooperação com outros accionistas e comunicação com as partes interessadas das sociedades participadas caso se mostre relevante e adequado e quando não origine qualquer violação do quadro regulatório em vigor e/ou de quaisquer políticas internas e organiza-se por forma a identificar possíveis conflitos de interesses e atuar de modo a evitar ou a reduzir ao mínimo o risco da sua ocorrência.

A CA Vida rege-se pelo Código de Ética e de Conduta do Grupo CA. Este Código tem em vista, essencialmente, o estabelecimento dos valores e princípios éticos e deontológicos fundamentais que regem a actividade do Grupo CA, bem como as normas de conduta profissional e prudente que devem ser observadas por todos os Colaboradores no exercício das suas actividades e que visam consolidar a cultura de integridade e divulgar os valores e princípios pelos quais o Grupo CA rege as suas actividades. O Grupo CA norteia as suas actividades e condutas pelos valores da Confiança, da Proximidade, da Solidez, da Autonomia e do Contributo para o Desenvolvimento Sócio-Económico; e rege a sua actividade pelos princípios do Cooperativismo, da Solidariedade, da Conduta Ética, da Sustentabilidade, da Igualdade de Oportunidade e de Não Discriminação, da Transparência na Informação, da Conformidade Legal, Regulamentar e das Normas de Conduta e da Prudência na Gestão de Riscos.

Informação de Fundos de Pensões

Exercício Direito Voto


De acordo com o artº 2 da Norma 7/2007 da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, a CA Vida vem por este meio informar as linhas gerais de orientação em matéria da política de exercício de direito de voto nas sociedades emitentes de valores mobiliários que integram o património dos fundos de pensões.

  • Política de Envolvimento
  • Relatório de Exercício de Direito de Voto

Relatório e Contas

Divulgação pública ao abrigo do Artigo 14.º da norma regulamentar nº 7/2010-R de 4 de Junho da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

  • Fundo de Pensões CA Reforma Garantida
  • Fundo de Pensões CA Reforma Mais
  • Fundo de Pensões CA Reforma Segura
  • Fundo de Pensões CA Reforma Tranquila
  • Fundo de Pensões Crédito Agrícola

Declaração de Princípios da Política de Investimento

Divulgação pública ao abrigo do Artigo 57.º do anexo à Lei n.º 20/2020 de 23 de Julho (Regime Jurídico dos Fundos de Pensões).

Carteira Activos Financeiros

Publicação ao abrigo do nº3 do Artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 12/2006 de 20 de Janeiro republicado na Lei nº 147/2015 de 9 de Setembro.

  • Fundo de Pensões CA Reforma Garantida
  • Fundo de Pensões CA Reforma Mais
  • Fundo de Pensões CA Reforma Segura
  • Fundo de Pensões CA Reforma Tranquila

Políticas Institucionais

Política de Tratamento


A política de tratamento define os princípios adoptados pela CA Vida no quadro do respectivo relacionamento com os tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, assim como com os associados, contribuintes, participantes e beneficiários de fundos de pensões.

Política de Envolvimento


A Política de Envolvimento descreve o modo como a CA Vida integra o envolvimento dos accionistas na sua estratégia de investimento.


Política de Remuneração


A Política de Remuneração define os princípios aplicáveis à definição das remunerações da CA Vida. Inclui a Política de Remuneração dos Membros dos Orgãos de Administração e de Fiscalização e Mesa da Assembleia Geral e a Política de Remuneração dos Colaboradores.


Informações sobre Beneficiários

Informação sobre os efeitos da falta de indicação e/ou da incorreção dos elementos de identificação do beneficiário ( Decreto Lei nº 384/2007 – art.4º).


De modo a que a CA Vida possa cumprir com os deveres de informação e comunicação previstos no Decreto-Lei nº 384/2007, de 19 de Novembro, bem como ao pagamento ao beneficiário em caso de morte do capital devido, é necessário que o tomador de seguro ou segurado designe o beneficiário em caso de morte e, caso este não seja herdeiro legal, que indique os elementos que o permitam identificar, como o seu nome ou designação completos, a sua sede ou domicílio e os respectivos números de identificação civil e fiscal.

Mais se informa que a falta de identificação completa do beneficiário, bem como a incorreção dos elementos de identificação do mesmo, poderão impossibilitar a CA Vida de dar cumprimento aos deveres de informação e comunicação previstos na lei e, consequentemente, impossibilitar o pagamento do capital seguro.

Sugestões ou Reclamações

Gestão de Reclamações


Objectivos

Na CA Vida a satisfação dos clientes é uma prioridade. Procuramos oferecer o melhor serviço e atendimento personalizado, adequado às necessidades dos nossos clientes, em cada momento.

Porque queremos servi-lo cada vez melhor, tornou-se necessário desenvolver uma área que facilitasse o exercício do direito de expressão dos nossos Clientes e Terceiros. Assim, criámos a Área de Gestão de Reclamações (que também dá sequência à análise das suas sugestões), independente das unidades orgânicas competentes pelo tratamento e apreciação das mesmas, para que possa manifestar a sua insatisfação e/ou discordância em relação aos serviços prestados.

Função

A principal função consiste na análise e gestão das sugestões e reclamações, através da implementação de mecanismos de controlo e execução ao nível dos processos. Asseguramos assim, a acusação da recepção das reclamações no prazo máximo de dois (2) dias úteis após a data de recepção, bem como a análise, tratamento e resposta de todas as reclamações no prazo máximo de dez (10) dias úteis após a data de recepção, de acordo com os princípios enunciados na política de tratamento adoptada pela CA Vida.

Para efeitos da presente informação, entende-se por «Reclamação» toda a manifestação de insatisfação e/ou discordância em relação à posição assumida pela CA Vida em relação aos serviços prestados por esta, bem como qualquer alegação de eventual incumprimento, apresentada por tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, assim como por associados, contribuintes, participantes e beneficiários de fundos de pensões. Não integram o conceito de reclamação as declarações resultantes de negociação contratual, as comunicações inerentes ao processo de regularização de sinistros e eventuais pedidos de informação ou esclarecimento.

Apresentação da Reclamação

As reclamações dos tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, assim como por associados, contribuintes, participantes e beneficiários de fundos de pensões devem ser apresentadas através do preenchimento e envio do formulário para os seguintes contactos:

Provedor do Cliente


O Provedor do Cliente representa uma segunda instância de apreciação das reclamações efectuadas por tomadores de seguros, segurados, beneficiários e terceiros lesados, ao qual os reclamantes podem recorrer sempre que não tenha sido dada resposta pela CA Vida no prazo máximo de 20 dias contados a partir da data da respectiva recepção ou quando, tenha sido dada resposta nesse prazo, os reclamantes discordem da resposta obtida, através de um dos seguintes contactos:

  • Email: pcliente@cavida.pt;
  • Carta: Dr. Nuno Cordeiro, Provedor do Cliente, Rua Castilho, 233, 1099-004 Lisboa

Provedor dos Participantes e Beneficiários para as adesões individuais aos Fundos de Pensões Abertos


O Provedor dos Participantes e Beneficiários para as adesões individuais aos fundos de pensões abertos aprecia as reclamações que lhe sejam apresentadas, de acordo com os critérios e procedimentos fixados no respectivo regulamento de procedimentos, através de um dos seguintes contactos:

Contactos

Crédito Agrícola Vida - Companhia de Seguros, S.A.

Logo CA Vida
  • Dias úteis | 8h30 às 17h30

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Disponibilizamos livro de reclamações electrónico

De acordo com a lei, as plataformas digitais do sector financeiro devem ter Livro de Reclamações Electrónico. Deixamos o nosso ao seu dispôr.