Programa de Literacia Digital

Sessões online a partir de 23/9.

Participe na iniciativa “Tudo o que precisa de saber sobre banca online” da APB, e aumente os seus conhecimentos.

Inscreva-se

Iniciativa APB

No âmbito do projecto de Educação Financeira, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) irá lançar, a partir deste mês, um programa de literacia digital – “Tudo o que precisa de saber sobre banca online” – destinado essencialmente à população sénior que ainda não esteja familiarizada com a utilização da banca digital.

 

Tudo o que precisa de saber sobre banca online

O objectivo deste programa é transmitir, ao público-alvo, um conjunto de noções básicas que lhe permita executar algumas das operações bancárias essenciais do dia-a-dia, através dos canais online, como fazer transferências, pagamentos, aprender a consultar a conta bancária através do computador ou telemóvel, estar alerta e saber proteger-se de eventuais tentativas de fraude, entre outros.

Formato Online

Sessão inicial a 23 de Setembro de 2021

O programa consistirá, numa primeira fase, em 12 sessões de esclarecimento, abertas ao público em geral, que decorrerão de 23 de Setembro de 2021 a 14 Julho de 2022, das 10h às 12h, com uma periodicidade mensal (ver programa). Estas sessões serão promovidas por representantes dos bancos associados da APB e decorrerão, para já, em formato online.

Com esta iniciativa, pretende-se promover um conjunto de competências digitais básicas na óptica do utilizador, nomeadamente:

  • contribuir para a capacitação da população alvo para a utilização dos canais digitais;
  • sensibilizar para a importância da adopção de comportamentos financeiros mais esclarecidos e mais seguros;
  • contribuir para o aumento dos níveis de literacia digital e financeira em Portugal.

A APB tem vindo a articular a promoção desta iniciativa diretamente com as Juntas de Freguesia e Universidades Seniores, a nível nacional, e também com a rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Para assistir ao programa “Tudo o que precisa de saber sobre banca online”, as entidades ou participantes interessados deverão inscrever-se previamente aqui ou enviar um email para educacaofinanceira@apb.pt.