Terras de Miranda do Douro

História

1987

Por iniciativa e liderança do ilustre e grande obreiro José Francisco Fernandes, um grupo de destemidos palaçoulenses e escrituras, lavradas em 25 de março de 1986 e 12 de fevereiro de 1987, no Cartório Notarial de Mogadouro, foi constituída a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras de Miranda do Douro, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, com sede na localidade de Palaçoulo.

Foi necessário angariar fundos, através de entradas voluntárias de capital e de empréstimos gratuitos, assim como adquirir vário material, diverso equipamento e instalações. A Cooperativa Agrícola de Palaçoulo, num gesto desinteressado e cooperativo, cedeu instalações gratuitamente.

Foram então inauguradas as improvisadas instalações iniciais da sede, em Palaçoulo, no memorável dia 4 de outubro de 1987, contando, os recursos humanos, apenas com dois funcionários.

No âmbito da sua perspetiva de solidariedade social, bem cedo a nossa Caixa Agrícola se lançou à prestação de apoio técnico no âmbito de projetos de investimento agrícola, pecuário, florestal e outros inseridos na ruralidade mirandesa, bem como à elaboração e encaminhamento de todas as modalidades de subsídios anuais de apoio à agricultura.

Quanto ao serviço relacionado com tais subsídios, esta Caixa mirandesa tem-se destacado como uma das de maior volume de candidaturas, a nível nacional. Nestas condições, para o pleno apoio a todo este desfavorecido concelho de Miranda do Douro, era imperiosa a instalação de uma Delegação em Miranda.

1992

Por feliz e propositada coincidência, no dia 12 de setembro de 1992, através da cedência de instalações, também gratuita, desta vez pelo Ministério da Justiça, foi inaugurada, festivamente, a Delegação de Miranda do Douro e também as novas e atuais instalações da sede, em Palaçoulo, em edifício próprio, construído e equipado já com condições dignas de receber os associados e clientes e oferecer condições de trabalho aos colaboradores.

2000

Em 21 de outubro do ano 2000, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras de Miranda inaugura as instalações próprias da sua delegação em Miranda do Douro.

2005

Como o principal objetivo da nossa instituição tem sido sempre servir o melhor e o mais próximo possível os mirandeses, no dia 29 de janeiro de 2005 foram inauguradas as instalações, também em edifício próprio, da delegação de Sendim, passando a Caixa, desta forma, a dispor de três agências no concelho de Miranda do Douro.

Actualmente

Hoje, os recursos humanos da instituição são constituídos por doze colaboradores, que têm registado um empenho e um desempenho excecional e aqui fica também a gratidão a todas as equipas que fizeram parte dos órgãos sociais desta nossa Caixa Agrícola.