Arouca

História

1984

A Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C.R.L., fundada a 20 de Junho, em conjunto com as 108 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo e as Empresas Participadas, formam o Grupo Crédito Agrícola.

A Caixa Central, no seu papel de organismo central do Grupo Crédito Agrícola, tem a seu cargo a coordenação e supervisão das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, o planeamento e gestão das acções de Marketing centralizado, a gestão da Tesouraria, a representação das Caixas nos sistemas de compensação nacionais, junto ao Banco de Portugal e demais organismos estatais, e a representação internacional do Grupo.

Adicionalmente, a Caixa Central desenvolve a sua própria actividade comercial, através das suas 4 Agências – 3 em Lisboa e 1 no Porto – e tem um papel, igualmente, de índole comercial em conjunto com as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo e Empresas Participadas do Grupo.

A Caixa Central é a única instituição do Grupo que pode recorrer a outras fontes de crédito que não os seus depositantes quer a nível nacional, quer internacional, sendo, igualmente, a entidade do Grupo que aplica os excedentes de liquidez nos mercados interbancários, nacionais e internacionais, de câmbios, monetário e de capitais.

Recentemente, a Caixa Central tem vindo a liderar a implementação de um plano estratégico para o Grupo Crédito Agrícola, com objectivos, orientações e medidas a concretizar no curto e médio prazos, tendo subjacente o aumento da quota de mercado e de melhoria dos níveis organizativos, prudenciais e de controlo interno, de eficiência e de rendibilidade.