Crédito Agrícola com resultado positivo de 131,5 milhões de euros em 2019

PRINCIPAIS DESTAQUES

  • A actividade consolidada do Grupo Crédito Agrícola gerou, em 2019, um resultado líquido positivo1  de 131,5 milhões de euros, equivalente a uma rentabilidade dos fundos próprios (ROE)2 de 7,86%.
  • O produto bancário do Grupo aumentou 30,7 milhões de euros (+6,0% face a 2018) passando de 510,8 milhões de euros em 2018 para 541,5 milhões de euros em 2019, tendo os resultados de operações financeiras aumentado 29,5 milhões de euros de 24,6 milhões de euros para 54,1 milhões de euros.
  • A carteira de crédito (bruto) a clientes ascendeu a cerca de 10,6 mil milhões de euros, um crescimento de 6,6%, face a 2018, superando o sistema bancário (+0,6%3). Este aumento é fruto da notável dinâmica comercial do Grupo Crédito Agrícola e demonstra a confiança que o Grupo tem vindo a merecer por parte da sua crescente base de clientes.
  • No negócio bancário, é de salientar o comportamento do segmento de empresas que verificou um aumento de 10,3% do crédito bruto, de 5,9 mil milhões de euros para 6,5 mil milhões de euros, o que resultou num reforço da quota de mercado para 9,6% neste segmento4 (+1,2 p.p. face a 2018), reflectindo o esforço que o Grupo tem vindo a empreender com vista ao reforço da sua quota de mercado, ao aumento da sua contribuição para apoio ao tecido empresarial e progresso da economia portuguesa.
  • O crédito concedido ao sector agrícola e ao sector social, estratégicos para o Crédito Agrícola, aumentou respectivamente 10,5% e 6,6%, reforçando o posicionamento do Grupo Crédito Agrícola enquanto agente chave no apoio ao agro-negócio, na dinamização da economia social e das regiões em que está presente.
  • Os recursos totais de clientes aumentaram em 1.173 milhões de euros, um crescimento de 7,4% face a 2018, com os depósitos de clientes a aumentarem de 13,9 mil milhões de euros para 15,3 mil milhões de euros (+9,6% face a 2018), o que compara com o aumento de 5,2% no mercado bancário nacional, evidenciando a confiança dos portugueses na solidez do Grupo Crédito Agrícola.
  • O Grupo Crédito Agrícola continua a manter um nível de liquidez confortável, traduzido num rácio de transformação de 66,9% e num rácio de cobertura de liquidez (LCR5) de 470,8%.
  • A solvabilidade do Grupo Crédito Agrícola, medida pelo rácio CET16 , foi reforçada em 0,8 p.p. atingindo 16,0%, um dos mais elevados do sistema bancário nacional.
  • Os resultados do negócio segurador do Grupo totalizaram 13,5 milhões de euros em 2019, dos quais 8,3 milhões de euros da CA Vida e 5,2 milhões de euros da CA Seguros.
  • No ano de 2019, o Grupo Crédito Agrícola captou um total de mais de 90 mil novos clientes e registou um desempenho favorável na utilização dos seus canais digitais, alcançando +17% de clientes particulares activos (taxa de penetração online de 48,2%) e +13% de clientes empresa activos (taxa de penetração online de 67,5%).
  • Em Setembro de 2019, o Grupo lançou o “moey!”, a primeira solução bancária portuguesa 100% mobile. A aplicação permite realizar levantamentos em toda a rede multibanco, pagamentos em TPA e levantamentos no estrangeiro, pagamentos instantâneos através do smartphone, possuindo ferramentas de poupanças rápidas e de categorização de despesas e contando também com integrações com o MB Way e a Apple Pay. Em Novembro de 2019, o Crédito Agrícola foi Partner na Web Summit 2019, onde se destacou com a apresentação ao público do “moey!”.
  • O Grupo Crédito Agrícola apresenta uma melhoria significativa dos indicadores de risco, visível na redução do rácio de NPL7 de 11,1% para 9,2% (- 131,3M€ milhões de euros de stock), tendo o nível de cobertura por imparidades e colaterais alcançado os 131,0% (-1 p.p. face a 2018). Ainda no tocante a activos não produtivos, em 2019, a exposição a activos imobiliários, directa e indirecta, reduziu em 20,2% (-117,2 milhões de euros).

 

Responsabilidade social corporativa


  • A rede de retalho do Grupo Crédito Agrícola (composta por 653 agências) é presentemente a maior rede do sistema bancário nacional8 , apresentando-se como um factor ímpar de desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas do país.
  • Para além da rede física, e em contraciclo com o mercado, o Crédito Agrícola disponibiliza uma rede de 272 caixas automáticas próprias “B24” com serviços em funcionamento (+7 que em 2018) e de 1.564 caixas automáticas SIBS (+20 que em 2018), bem como continua a desenvolver os seus canais digitais.
  • Apostado em apoiar as empresas portuguesas e as comunidades emigrantes, o Crédito Agrícola possui escritórios de representação em França (Paris), no Luxemburgo e Suíça (Genebra), tendo investido ainda no empreendimento Paris-Ásia em Paris na criação de showroom à disposição dos seus clientes, com vista apoiar o esforço de exportação de produtos e serviços pelas empresas, associações, organizações de produtores, cooperativas e entidades oficiais, contribuindo também para o reconhecimento internacional de produtos e empresas portuguesas e para a dinamização das operações de trade finance.
  • No passado mês de Dezembro, o Crédito Agrícola e a Inovisa revelaram os vencedores da 6ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, numa Cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e onde foram premiados 6 entidades e projectos nacionais.
  • O Crédito Agrícola, continua a homenagear as empresas clientes que se destacaram pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia, através da obtenção do estatuto de PME Excelência e PME Líder. O número de empresas que obtiveram este estatuto em 2019, sobre o desempenho de 2018, por proposta do Crédito Agrícola, elevou-se para 359 (99 Excelência e 260 Líder), o que representa +90 que o verificado em 2018 e +138 que o registado em 2017.

 

Reconhecimento externo


  • Em 2019, o Crédito Agrícola foi premiado pelo quinto ano consecutivo como “O Melhor Banco no Serviço de Atendimento ao Cliente”, tendo sido, igualmente, eleito pela “Escolha do Consumidor 2019” como o melhor Banco na categoria de Pequenos e Médios Bancos e como o “Melhor Banco para o Desenvolvimento Agrícola em Portugal” pela revista Global Banking and Finance Review. 
  • No Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal de Abril de 2019 e na Sinopse de Actividades de Supervisão Comportamental de Setembro de 2019 o Crédito Agrícola é identificado como a instituição com menor número de reclamações registadas (0,07 reclamações por 1.000 contas de depósitos à ordem no ano de 2018 e 0,03 no primeiro semestre de 2019).
  • As distinções alcançadas não foram exclusivas do negócio bancário, tendo a CA Seguros sido distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, como a “Melhor Empresa para Trabalhar” no sector Banca, Seguros e Serviços e eleita como melhor empresa do seu segmento no Women in Business Friendly Companies Awards.
  • Recentemente, o Crédito Agrícola posicionou-se no Top 5 na categoria “Banca” do ranking do estudo Global RepScore 2020, realizado pela OnStrategy, tendo sido ainda reconhecido, pela primeira vez, como líder no sector da Banca e Seguros pelo Índice de Satisfação do Cliente no European Consumer Satisfaction (ECSI) Portugal 2019.

 

PRINCIPAIS INDICADORES CONSOLIDADOS DO GRUPO CRÉDITO AGRÍCOLA

 

PRINCIPAIS INDICADORES DO NEGÓCIO BANCÁRIO

 

 

RESULTADOS DO GRUPO CRÉDITO AGRÍCOLA

O resultado líquido consolidado (não auditado) do Grupo Crédito Agrícola atingiu 131,5 milhões de euros em 2019, que compara com os 112,4 milhões de euros registados em 2018. Em 2019, os resultados de operações financeiras contribuíram com 54,1 milhões de euros para o resultado líquido consolidado.

 

RESULTADOS DO NEGÓCIO BANCÁRIO

No negócio bancário, o resultado líquido foi positivo em 115,5 milhões de euros em 2019, o que compara com o resultado de 2018 que se cifrou nos 108,0 milhões de euros. Em 2019, os resultados de operações financeiras contribuíram com 17,8 milhões de euros para o resultado líquido.

 

O Produto Bancário apresenta um crescimento de +4,5% face a 2018 e o Produto Bancário Recorrente (i.e. excluindo os resultados de operações financeiras) revela um crescimento de 1,8%, com as comissões líquidas a crescerem +6,6%, em resultado de aumento da actividade, e os outros resultados de exploração a aumentarem +41,1% 9.

A margem financeira alcançou 299 milhões de euros, um decréscimo homólogo de 6,5 milhões de euros (-2,1%) e que reflecte:

  • Efeito-volume positivo resultante do crescimento do crédito e efeito-preço negativo resultante da redução de spreads de crédito que, no global, tiveram um impacto positivo de 3,7 milhões de euros;
  • Efeito-volume positivo resultante do crescimento da carteira de títulos e efeito-preço negativo resultante da diminuição do rendimento dos títulos que, no global, tiveram um impacto negativo de -11,8 milhões de euros; e
  • Efeito-volume negativo resultante da combinação do acréscimo de depósitos de clientes e efeito-preço positivo resultante da redução das taxas de remuneração dos novos depósitos e das renovações que, no global, tiveram um impacto negativo de 1,7 milhões de euros.

Verificou-se um crescimento nos custos de estrutura para os 340 milhões de euros, tendo estes aumentado cerca de 13,2 milhões de euros em termos homólogos (+4,1%). Esta evolução é explicada pelo aumento de 10,1 milhões de euros nos gastos gerais administrativos e de 4,3 milhões de euros nas amortizações do exercício. O agravamento dos custos de estrutura resultou, em grande medida, do aumento dos custos relacionados com a aposta tecnológica e de capacitação do Grupo, no sentido de responder às necessidades dos clientes, modernizar a oferta, reduzir os custos de operação e assegurar o cumprimento das exigências regulamentares.

 

BALANÇO

Relativamente ao balanço do negócio bancário do Crédito Agrícola, registou-se um acréscimo de 4,6% no activo líquido total que passou de 17.658 milhões de euros em 2018 para 18.468 milhões de euros em 2019.

O crédito a clientes, em termos brutos, registou um crescimento face a 2018 de 6,6%, tendo o crédito líquido aumentado 7,7% no mesmo período.

No que respeita à segmentação do crédito a clientes, o crédito a particulares fixou-se nos 4.144 milhões de euros, o que representa um aumento +1,2% face ao período homólogo. Este crescimento resulta do comportamento positivo das carteiras de crédito à habitação (+4,3%) e de crédito ao consumo (+5,0%), apesar da quebra registada no crédito a outras finalidades (-12,7%).

No que respeita às empresas e administração pública, o crédito bruto registou um crescimento na ordem dos 604 milhões de euros (i.e. +10,3% que o verificado em 2018) para os 6.471 milhões de euros.

O rácio de NPL situou-se nos 9,2% em 2019, tendo registado uma evolução favorável face aos 11,1% de 2018, ambos utilizando a definição da Instrução 20/2019 do Banco de Portugal. Relativamente à cobertura de NPL, o rácio de cobertura por imparidades situou-se em 42,2% e o rácio de cobertura por imparidades e colaterais em 131,0%.

 

NEGÓCIO SEGURADOR (VIDA E NÃO VIDA) E DE GESTÃO DE ACTIVOS

A CA Vida apresentou um resultado líquido de 8,3 milhões de euros em 2019, o melhor resultado desde a sua fundação, sustentado no crescimento da produção realizada, nomeadamente nos produtos de risco (+2,5 milhões de euros face ao homólogo, i.e., +7,0%) e em fundo de pensões (+12,4 milhões de euros face ao verificado em 2018, i.e., +49,5%), bem como na gestão eficiente da carteira de activos associada aos produtos de capitalização que apresentou um valor de 1.136,5 milhões de euros no final de 2019 (-16,9% em termos homólogos).

A CA Seguros, seguradora do Grupo Crédito Agrícola para os ramos não vida, líder na criação de soluções de protecção inovadoras no sector agrícola, registou um resultado líquido de 5,2 milhões de euros em 2019, assente num crescimento homólogo do número de clientes (+0,3% para os 395 mil) e de apólices (+1,5% para as 718 mil).

 

SOLVABILIDADE, ALAVANCAGEM E RAPIDEZ DO GRUPO

Os fundos próprios do Grupo Crédito Agrícola, em Dezembro de 2019, ascenderam a 1.621 milhões de euros (+181 milhões de euros em relação ao período homólogo), o que representa um crescimento 12,6% face ao período homólogo.

Os requisitos de fundos próprios para cobertura dos riscos de crédito e operacional atingiram os 9.810 milhões de euros (i.e. +8,6% face ao verificado em Dezembro de 2018).

 Os rácios common equity tier 1 (CET1) e solvabilidade total, calculados para 2019 com a aplicação integral das regras previstas no Regulamento (U.E.) n.º 575/2013 (CRD IV), apresentam respectivamente os valores de 16,0% e 16,5%.

O rácio de alavancagem do Grupo, incluindo resultado líquido consolidado, fixou-se em 8,2% em 2019, o que compara com os 7,5% reportados em 2018.

O rácio de cobertura de liquidez (LCR) aumentou de 399,9% em 2018 para 470,8% em 2019.

 

1 Não auditado.
2 ROE: Return on Equity = Resultados Líquidos Consolidados 2019 / Fundos Próprios 31.12.2019.
3 Fonte: Banco de Portugal – Estatísticas Monetárias e Financeiras. 
4 Fonte: Banco de Portugal – Estatísticas Monetárias e Financeiras.
5 LCR: Liquidity coverage ratio.
6 CET1: Common Equity Tier 1. 
7 Non performing loans (NPL) com Instrução 20/2019.
8 Fonte: Press releases dos bancos com referência a Dez.2019.
9 Inclui 30,5M€ de recuperação de créditos incobráveis (+ 11,2M€ que o registado em 2018).