Crédito Agrícola regista resultado líquido de 50 Milhões de Euros - 1º Semestre de 2020

Lisboa, 13 de Agosto de 2020 - O Grupo Crédito Agrícola registou um resultado líquido consolidado, no primeiro semestre de 2020, de 50,1 milhões de euros (-32,7% face ao período homólogo), para o qual o negócio bancário contribuiu com 40,1 milhões de euros (-36,5% face ao período homólogo), num período fortemente marcado pela pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19).

Apesar do contexto, a 30 de Junho de 2020, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 10,8 mil milhões de euros, uma variação positiva de 5,8% nos últimos 12 meses, valor que supera a variação homóloga positiva de 0,9% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal com referência ao mês de Junho de 2020. Este aumento reflete o apoio disponibilizado às famílias e empresas clientes do Grupo CA no actual contexto da crise do COVID-19, facto que contribuiu para o reforço de quota de mercado de crédito do Grupo Crédito Agrícola para 5,7%, num movimento que se verifica consistentemente há 6 anos consecutivos.

Em Junho de 2020, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizavam cerca de 15,8 mil milhões de euros, valor que evidencia um crescimento, em termos homólogos, de 11,2% correspondente a 1.590 milhões de euros, demonstrando a confiança dos clientes no Grupo CA neste período. Este aumento de recursos, superior ao aumento do crédito (líquido) concedido a Clientes, contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 66,0%.

Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL), de acordo com a Instrução 20/2019, em Junho de 2020 situava-se em 8,9%.

O Grupo tem vindo a dar continuidade a uma gestão sã e previdente, indispensável no actual contexto macroeconómico, reflectida em imparidades de crédito acumuladas a Junho de 2020 de 391 milhões de euros, valor que confere um nível de cobertura de NPL por imparidades de 41,8% e uma cobertura de NPL por imparidades e colaterais de 128,4%.

O Crédito Agrícola, enquanto instituição de crédito que zela por uma gestão de risco prudente, constituiu também uma provisão extraordinária de 17,4M€ para salvaguardar riscos potenciais relacionados com o reconhecimento de imparidades na carteira de crédito e de exposição a imobiliário.

Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira diminuiu 6,4 milhões de euros (-3,9%) em relação ao período homólogo. Complementarmente, a margem técnica do negócio segurador registou uma variação homóloga de -8,9 milhões de euros (-29,6%), tendo as comissões líquidas aumentado 6,2 milhões de euros (+13,2%).

A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a Junho de 2020 (5,4% de ROE) espelha os resultados conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de activos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 4,3 milhões de euros da CA Vida e de 3,1 milhões de euros da CA Seguros.

Nos primeiros 6 meses de 2020, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em -4,7 milhões de euros, valor ainda assim menos negativo que o registado no período homólogo (-7,6 milhões de euros).

Com referência a 30 de Junho de 2020 e de acordo com as regras CRD IV/CRR, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 16,8% e um nível de cobertura de liquidez (rácio LCR) de 409%, ambos os rácios bem acima dos níveis mínimos recomendados. O rácio Texas, determinado pelo quociente entre o stock de NPL e a soma dos capitais próprios tangíveis com o stock de imparidades, fixou-se nos 45,0%.

• APOIO E PROTECÇÃO ÀS FAMÍLIAS, EMPRESAS E COLABORADORES DO GRUPO CA NO CONTEXTO DE PANDEMIA PROVOCADA PELO COVID-19

No final de Junho de 2020, o Crédito Agrícola tinha aprovado a introdução de moratórias num total de 19.380 contratos de crédito, no valor de 2.128 milhões de euros. Deste valor, 1.926 milhões de euros correspondem a moratórias legais (DL 10/J-2020) e o remanescente a outras moratórias concedidas ao abrigo de moratórias privadas APB ou Crédito Agrícola. Ainda em relação às moratórias, 80,8% do montante corresponde a crédito a empresas, 16,5% corresponde a crédito habitação e 2,6% a outros créditos a particulares.

O Crédito Agrícola concedeu 148 milhões de euros ao abrigo das linhas de crédito protocoladas COVID-19, com a garantia do Estado, apoiando desta forma 1.459 empresas nacionais.

O Crédito Agrícola lançou, adicionalmente, a Linha de Crédito de Apoio Especial – Fundo Maneio, dirigida a empresas e a ENIs, com o objectivo de fazer face a pagamento de salários, encargos com a manutenção da actividade, pagamento a fornecedores; e a Linha de Crédito de Apoio Especial Pessoas Singulares destinada a apoiar as famílias num contexto de redução de rendimentos e de aumento dos encargos resultantes da contingência associada ao confinamento.

O Crédito Agrícola isentou a cobrança de comissões de transferências bancárias realizadas nos canais CA Online e CA Mobile de particulares bem como de transacções efectuadas via MB Way.

Ainda num contexto de incentivo ao distanciamento social e protecção individual, o Crédito Agrícola lançou em Junho de 2020 a abertura de conta à distância, através da APP CA Mobile (iOS e Android), com Chave Móvel Digital, sem necessidade de qualquer deslocação a uma Agência CA.

Com referência a 31 de Julho de 2020, o Grupo Crédito Agrícola mantinha praticamente a totalidade das suas agências abertas ao público (633 das 641 existentes), tendo instituído, desde o início do estado de calamidade, medidas de saúde pública e de protecção dos seus colaboradores e clientes, cumprindo assim todas as normas e orientações recomendadas pela Direcção Geral de Saúde.

• RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no sector bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais), é um Grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de protecção.

O Grupo CA, através da implementação de uma estratégia coordenada entre os 78 bancos regionais que o compõem – Caixas de Crédito Agrícola Mútuo - prossegue empenhado em dinamizar a economia das cidades e vilas e em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal.

• RECONHECIMENTO EXTERNO

No 1º semestre de 2020, o Crédito Agrícola posicionou-se no Top 5 na categoria “Banca” do ranking do estudo Global RepScore 2020, realizado pela OnStrategy, tendo sido ainda reconhecido, pela primeira vez, como líder no sector da Banca e Seguros pelo Índice de Satisfação do Cliente no European Consumer Satisfaction (ECSI) Portugal 2019.

Também as seguradoras do Grupo mereceram este prémio, com a CA Seguros a ser distinguida pelo segundo ano consecutivo e a CA Vida pelo terceiro ano consecutivo. A CA Seguros foi ainda distinguida como empresa líder no Índice da Excelência 2019, posicionando-se no Top 5 das Empresas de Média Dimensão.

• Principais Indicadores Consolidados do Grupo Crédito Agrícola

Valores em milhões de euros, excepto percentagens

Indicadores consolidados do Grupo CA

Jun.2019

Jun.2020

Δ Abs. 20/19

Δ % 20/19

Balanço

Activo líquido total

Crédito a Clientes total (bruto)

do qual: Crédito a empresas e administração pública (bruto)

Crédito a clientes total (líquido)

Recursos de clientes no balanço

Imparidades e provisões acumuladas

Provisões técnicas de contratos de seguros

Situação líquida

Recursos fora do balanço

Resultado líquido consolidado

74,4

50,1

do qual: Resultado líquido do negócio bancário

63,2

40,1

do qual: Empresas Seguradoras (CA Vida e Seguros)

7,8

7,4

do qual: Veículos de investimento imobiliário1

2,9

do qual: Outros

11,0

7,3

Margem financeira

Margem técnica da actividade de seguros

30,0

21,1

Comissões líquidas

47,4

53,7

6,2

Resultados das operações financeiras

29,4

66,7

37,4

Outros resultados

28,3

Produto bancário

22,1

Custos de estrutura

6,9

Imparidades e provisões do exercício

36,4

41,8

Principais rácios

Rácio de transformação2

-2,8 p.p

Rácio de NPL3

n.d.

n.a.

Rácio de cobertura de NPL por imparidades

-2,9 p.p.

Rácio de cobertura de NPL por imparidades e colaterais

-2,6 p.p.

Rácio de eficiência 4

-2,6 p.p.

Rentabilidade do activo (ROA)

-0,3 p.p.

Rentabilidade dos capitais próprios (ROE)

-3,8 p.p.

Rácio common equity tier I5

2,2 p.p.

Rácio de cobertura de liquidez (LCR)

22,2 p.p.

Rácio de alavancagem

0,4 p.p.

Rácio Texas 6

-8,4 p.p.

# de agências bancárias

(1) Fundos imobiliários, CA Imóveis, Unip. Lda e Rusticodivinal, Lda.

(2) Rácio calculado segundo a Instrução 23/2012 do BdP, determinado pelo quociente entre crédito líquido concedido a Clientes e depósitos de Clientes.

(3) Rácio calculado segundo a Instrução 20/2019 do BdP.

(4) Determinado pelo quociente: Custos de estrutura (custos com pessoal, gastos gerais administrativos e amortizações do exercício) / Produto bancário.

(5) O rácio não incorpora o resultado líquido gerado no semestre.

(6) Determinado pelo quociente: NPL/ (Capitais Próprios Tangíveis + Stock de Imparidades)