CA apresenta resultado positivo de 69,5 Milhões de Euros | 3º Trimestre de 2020

*Resultados não auditados acumulados em Setembro de 2020

Lisboa, 24 de Novembro de 2020 - O Grupo Crédito Agrícola registou um resultado líquido consolidado de 69,5 milhões de euros (-33,8% face ao período homólogo), no terceiro trimestre de 2020, para o qual o negócio bancário contribuiu com 56,6 milhões de euros (-36,2% face ao período homólogo), num período marcado pela 2ª vaga da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19).

Em 30 de Setembro de 2020, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 11,0 mil milhões de euros, uma variação positiva de 6,6% nos últimos 12 meses, superando a variação homóloga positiva de 2,5% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal com referência a Setembro de 2020. Este facto contribuiu para o reforço de quota de mercado de crédito do Grupo Crédito Agrícola (5,8%), numa tendência verificada de forma sustentada há 6 anos consecutivos.

O Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 17,0% e de Fundos Próprios Totais de 17,0%, valores superiores aos níveis mínimos recomendados, de acordo com as regras CRD IV/CRR.

No final de Setembro de 2020, as moratórias aprovadas pelo Crédito Agrícola totalizaram 2.544 milhões de euros, num total de 20.470 contratos, tendo o Crédito Agrícola concedido 232,4 milhões de euros ao abrigo das linhas de crédito protocoladas COVID-19, com a garantia do Estado, apoiando desta forma 2.883 empresas nacionais.

Os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizavam cerca de 16,4 mil milhões de euros, um valor que evidencia um crescimento de 11,4% correspondente a 1.668 milhões de euros, em termos homólogos, dado que demonstra a confiança dos clientes no Grupo CA durante este período. Este aumento de recursos, superior ao aumento do crédito (líquido) concedido a Clientes, contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 65,1%.

Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL), de acordo com a Instrução 20/2019, em Setembro de 2020 situava-se em 8,4%.

O Grupo tem vindo a dar continuidade a uma gestão sã e prudente, indispensável no actual contexto macroeconómico, reflectida em imparidades de crédito acumuladas a Setembro de 2020 de 404 milhões de euros, valor que confere um nível de cobertura de NPL por imparidades de 44,7% e uma cobertura de NPL por imparidades e colaterais de 134,7%.

Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira diminuiu 7,8 milhões de euros (-3,2%) em relação ao período homólogo. Por outro lado, a margem técnica do negócio segurador registou uma variação homóloga de +2,0 milhões de euros (+6,1%), assim como as comissões líquidas, que aumentaram 5,3 milhões de euros (+7,3%) e os resultados das operações financeiras (+17,1 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 34,8%).

A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a Setembro de 2020 (4,9% de ROE) espelha os resultados conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de activos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 5,8 milhões de euros da CA Vida e de 3,5 milhões de euros da CA Seguros.

Nos primeiros 9 meses de 2020, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em -5,8 milhões de euros, valor ainda assim menos negativo que o registado no período homólogo (-8,9 milhões de euros).

APOIO E PROTECÇÃO ÀS FAMÍLIAS, EMPRESAS E COLABORADORES DO GRUPO CA NO CONTEXTO DE PANDEMIA PROVOCADA PELO COVID-19

Em meados de Setembro de 2020, o Crédito Agrícola lançou uma nova linha de apoio ao sector social COVID-19, protocolada COVID-19, com a garantia do Estado, destinada ao financiamento das necessidades de tesouraria das IPSS e das entidades da economia social.

No final de Setembro de 2020, o Crédito Agrícola aprovou a introdução de moratórias num total de 20.470 contratos de crédito, no valor de 2.544 milhões de euros. Deste valor, 75,9% do montante corresponde a crédito a empresas, 15,1% corresponde a crédito habitação e 9,0% a outros créditos a particulares.

O Crédito Agrícola concedeu 232,4 milhões de euros ao abrigo das linhas de crédito protocoladas COVID-19, com a garantia do Estado apoiando desta forma 2.883 empresas nacionais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no sector bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais), é um Grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de protecção.

O Grupo CA, através da implementação de uma estratégia coordenada entre os 77 bancos regionais que o compõem – Caixas de Crédito Agrícola Mútuo - prossegue empenhado em dinamizar a economia das cidades e vilas e em contribuir para a coesão social e territorialde Portugal.

RECONHECIMENTO EXTERNO

O Crédito Agrícola foi o patrocinador principal do evento internacional de inovação sustentável PLANETIERS WORLD GATHERING, que ocorreu nos dias 22 e 23 de Outubro. O evento contou com a realização de debates no Crédito Agrícola Communities Stage dedicados às finanças sustentáveis e ao investimento regenerativo, e com a realização de acções dirigidas às startups no CA Innovation Studio.Em complemento, no último dia do evento, teve lugar o Crédito Agrícola Boostonde foi atribuído um prémio à Entogreen (soluções agroalimentares sustentáveis).

No dia 12 de Novembro, o Crédito Agrícola inaugurou a nova Agência na cidade de Leiria, a primeira Agência Sustentável. A concepção deste novo conceito de Agência, enquadrada no novo posicionamento do Grupo (“Tornar-se uma referência de inclusão, sustentabilidade e inovação, mantendo o reconhecimento de Grupo Financeiro de confiança dos Portugueses”), atentou no impacto ecológico dos materiais utilizados e nas boas práticas empresariais em matéria de sustentabilidade.

No 3º trimestre de 2020, o Crédito Agrícola destacou-se no ranking das instituições menos reclamadas, realizado pelo Banco de Portugal, no primeiro semestre do ano, como um dos bancos nacionais que apresenta menos reclamações no crédito habitação e no crédito ao consumo. O Crédito Agrícola encontra-se posicionado abaixo da média, que se traduz em 60 reclamações por cada 100 mil contratos de crédito à habitação e hipotecário, liderando ainda o Top 3 das organizações menos reclamadas no crédito ao consumo.

A CA Seguros destacou-se também como uma das seguradoras nacionais com menos reclamações no Seguro Automóvel e no Seguro de Acidentes de Trabalho, segundo o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado, relativo a 2019, elaborado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Principais Indicadores Consolidados do Grupo Crédito Agrícola

Valores em milhões de euros, excepto percentagens

Indicadores consolidados do Grupo CA

Set.2019

Set.2020

Δ Abs. 20/19

Δ % 20/19

Balanço

Activo líquido total

Crédito a Clientes total (bruto)

do qual: Crédito a empresas e administração pública (bruto)

Crédito a clientes total (líquido)

Recursos de clientes no balanço

Imparidades acumuladas

das quais: Imparidades acumuladas de crédito

Provisões técnicas de contratos de seguros

Situação líquida

Recursos fora do balanço

Resultado líquido consolidado

69,5

do qual: Resultado líquido do negócio bancário

88,6

50,8

do qual: Empresas Seguradoras (CA Vida e Seguros)

10,2

9,4

do qual: Veículos de investimento imobiliário1

3,1

do qual: Outros

15,1

15,2

0,1

Margem financeira

Margem técnica da actividade de seguros

33,2

35,2

2,0

Comissões líquidas

72,1

77,4

5,3

Resultados das operações financeiras

49,2

66,4

17,1

Outros resultados

Produto bancário

10,5

Custos de estrutura

4,7

Imparidades e provisões do exercício

41,2

47,7

Principais rácios

Rácio de transformação2

-2,4 p.p

Rácio de NPL3

n.a.

Rácio de cobertura de NPL por imparidades

0,0 p.p.

Rácio de cobertura de NPL por imparidades e colaterais

3,0 p.p.

Rácio de eficiência 4

-0,6 p.p.

Rentabilidade do activo (ROA)

-0,3 p.p.

Rentabilidade dos capitais próprios (ROE)

-3,5 p.p.

Rácio common equity tier I5

2,1 p.p.

Rácio de fundos próprios totais

1,5 p.p.

Rácio de cobertura de liquidez (LCR)

-71,6 p.p.

Rácio de alavancagem

0,0 p.p.

Rácio Texas 6

-10,3 p.p.

# de agências bancárias

(1) Fundos imobiliários, CA Imóveis, Unip. Lda e Rusticodivinal, Lda.

(2) Rácio calculado segundo a Instrução 23/2012 do BdP, determinado pelo quociente entre crédito líquido concedido a Clientes e depósitos de Clientes.

(3) Rácio de Set. 2020 calculado segundo a Instrução 20/2019 do BdP.

(4) Determinado pelo quociente: Custos de estrutura (custos com pessoal, gastos gerais administrativos e amortizações do exercício) / Produto bancário.

(5) O rácio não incorpora o resultado líquido gerado no semestre.

(6) Determinado pelo quociente: NPL/ (Capitais Próprios Tangíveis + Stock de Imparidades)