Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega

História

Fundação, Implementação e Crescimento

1985

Em Maio, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Felgueiras nasceu, com um projecto claro de apoiar e relançar o sector agrícola da região, iniciando a sua actividade em 1986 através da cedência de um espaço nas instalações da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

1988

Em Outubro, a CCAM fica marcada pela construção da sua sede social em pleno centro da cidade de Felgueiras, para onde muda de instalações dando abertura à sua 1ª Agência, situada na Avenida Leonardo Coimbra.

1989

Em Junho, devido a necessidade de implementação da CCAM na região, alargou-se o seu âmbito de acção, tendo-se procedido à abertura da 2ª Agência na cidade da Lixa.

1990

Em Junho, a Instituição viu a possibilidade de expandir o seu negócio, através da captação de recursos num pólo altamente industrial situado na freguesia Torrados, assegurando assim a 3ª Agência.

1991

Em Setembro, a CCAM querendo assumir a vontade de consolidar a sua posição na região, em 1991, dá início ao primeiro processo de fusão de Caixas, incorporando a congénere de Celorico da Basto, passando a deter a sua 4ª Agência.

1997

Em Novembro, após uma nova fase de composição e reorganização da Instituição, a CCAM de forma a alargar a actividade do Crédito Agrícola na região e nos concelhos limítrofes, procede a abertura de duas novas Agências, uma na vila de Barrosas - Felgueiras e outra no vizinho concelho de Lousada, passando a CCAM a deter 6 Agências.

1999

Em Junho, a nova organização da CCAM conduziu um novo processo de fusão, incorporando a extinta ex-CCAM de Amarante, na CCAM de Felgueiras, alterando esta última a sua denominação social para CCAM de Terras do Sousa, Basto e Tâmega, tendo em conta os concelhos e a região que passou a servir, surgindo assim a 7ª Agência.

2003

Em Março, dando continuidade ao crescimento da CCAM procede-se à abertura de uma nova Agência, no concelho de Vizela, passando a deter a 8ª Agência.

2005

Em Maio, a CCAM comemora o 20º aniversário, confirmando o potencial de crescimento, modernização e reforço estrutural da Instituição.

2006

Em Janeiro, a elevada solidez financeira da CCAM permite efectuar nova fusão, incorporando a ex-CCAM de Fafe, sendo novamente alterada a denominação social para CCAM de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega, alargando desta forma a dimensão da sua área geográfica. Surge a 9ª Agência.

2008

Em Dezembro esta CCAM cumpriu plenamente o objectivo de se tornar uma Instituição de referência na sua região. O final deste ano fica marcado pela inauguração da nova sede social instalada em edifício de elevado valor patrimonial arquitectónico da cidade de Felgueiras, ficando também a funcionar a sua 10ª Agência, situada na Praça da República.

2009

Em Maio, concretizou-se a fusão com a congénere CCAM de Guimarães, por incorporação, passando a Instituição a deter mais um concelho na sua área geográfica passando de 6 para 7 concelhos, assim como de 10 para 13 Agências (Guimarães, Ponte, S. Torcato).

2010

Em Abril são inauguradas as novas instalações da Agência de Guimarães, pretendendo desta forma reforçar a notoriedade do Crédito Agrícola neste concelho.