Crédito Agrícola com Resultado Positivo de 2,4 Milhões de Euros em Junho de 2016

Lisboa, 18 de Agosto de 2016

PRINCIPAIS DESTAQUES

• A recuperação económica iniciada em meados de 2013 tem apresentado um ritmo moderado e, em 2016, as estimativas apontam para que o crescimento do PIB desacelere para 1,3%  (face a 1,5% em 2015), situação que, aliada ao elevado nível de endividamento dos agentes económicos públicos e privados e à necessidade de ajustamento dos seus balanços, se reflecte numa continuada retracção da procura de crédito com reflexo no sistema bancário como um todo.
  • Neste contexto, no primeiro semestre de 2016, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 2,4 milhões de euros para o qual o negócio bancário (SICAM) contribuiu com 22,9 milhões de euros (+15% face ao período homólogo).
  • Com referência a 30 de Junho de 2016 e de acordo com as regras CRD IV/CRR phased-in a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 12,8%, valor francamente superior aos níveis mínimos recomendados.

DESEMPENHO DO GRUPO CRÉDITO AGRÍCOLA NO 1º SEMESTRE DE 2016

• No primeiro semestre de 2016, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 2,4 milhões de euros para o qual o negócio bancário (SICAM) contribuiu com 22,9 milhões de euros (+15% face ao período homólogo).
  • Em 30 de Junho de 2016, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 8,530 mil milhões de euros, uma variação positiva de 3,9% nos últimos 12 meses que contrasta com a variação negativa de 4,3% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período. Este facto terá contribuído para o reforço de quota de mercado do Grupo Crédito Agrícola num movimento que se verifica nos últimos 5 anos consecutivos.
  • Em Junho de 2016, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizaram 11,1 mil milhões de euros, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 5,2% correspondente a 545 milhões de euros. Este aumento de recursos contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 69,1%, significativamente abaixo do limiar máximo de transformação recomendado (120%).
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em Junho de 2016 situou-se nos 7,7% e o rácio de crédito em risco (segundo instrução 24/2012 do BdP) fixou-se em 11,3%.
  • O Grupo tem vindo a dar continuidade a uma gestão sã e prudente, reflectida num total de imparidades acumuladas a Junho de 2016 de 858 milhões de euros, valor que confere um folgado nível de cobertura do crédito vencido de 127,5%.
  • Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira aumentou 19,2 milhões de euros em termos homólogos (+13,0%), fruto do crescimento da carteira de crédito e do ajustamento na remuneração dos depósitos de clientes. Complementarmente, as comissões líquidas e a margem técnica do negócio segurador registaram aumentos homólogos de 0,9 milhões de euros (+2,3%) e de 2,7 milhões de euros (+69,3%), respectivamente.
  • Para os níveis de rentabilidade do Grupo Crédito Agrícola a Junho de 2016 (0,4% de ROE) confere particular relevância o contributo dos resultados positivos registados pelas seguradoras do Grupo Crédito Agrícola, concretamente +3,0 milhões de euros da CA Vida (seguros vida) e +2,0 milhões de euros da CA Seguros(seguros não vida).
  • Nos primeiros 6 meses de 2016, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário(nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em 47,6 milhões de euros.

OUTROS ASPECTOS RELEVANTES DA ACTIVIDADE

• O Crédito Agrícola, único banco cooperativo a operar em Portugal, é um Grupo de referência no sistema bancário português , do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta de produtos e serviços financeiros e de protecção universal.
  • Fruto da sua missão e vocação, o Crédito Agrícola apresenta actualmente a 2ª maior rede bancária em Portugal com 675 agências tendo, em termos líquidos, reduzido apenas 6 agências nos últimos 12 meses. Com o intuito de melhorar os serviços prestados, foi recentemente aberta uma nova agência na Rua Mouzinho da Silveira (cidade do Porto) e estão planeadas novas aberturas para 2016.

PRINCIPAIS INDICADORES CONSOLIDADOS DO GRUPO CRÉDITO AGRÍCOLA

Valores em milhões de euros, excepto percentagens

Indicadores consolidados do Grupo CA

Jun.2015

Jun.2016

Δ Abs. 16/15

Δ % 16/15

Balanço

Activo líquido total

Crédito a clientes total (bruto)

do qual: Crédito a empresas e administração pública (bruto)

Recursos de clientes no balanço

Imparidades e provisões acumuladas

Provisões técnicas de contratos de seguros

Situação líquida

Recursos fora do balanço

Resultado líquido consolidado

25,6

2,4

do qual: Resultado líquido do negócio bancário (SICAM)

20,0

22,9

3,0

do qual: Empresas Seguradoras (CA Vida e Seguros)

3,6

5,0

1,4

do qual: Veículos de Investimento imobiliário1

do qual: Outros

8,8

22,1

13,3

Margem financeira

19,2

Margem técnica da actividade de seguros

3,9

6,6

2,7

Comissões líquidas

39,9

40,9

0,9

Produto bancário

Custos de estrutura

3,6

Imparidades e provisões do exercício

89,6

25,5

Principais rácios

Rácio de transformação2

-0,2 p.p

Rácio de crédito vencido há mais de 90 dias

-0,5 p.p.

n.a.

Rácio de crédito de risco

-0,7 p.p.

Rácio de cobertura do CV

1,3 p.p.

Custos operacionais / Produto bancário

23,0 p.p.

n.a.

Rentabilidade do activo (ROA)

-0,3 p.p.

n.a.

Rentabilidade dos capitais próprios (ROE)

-4,3 p.p.

Rácio common equity tier I (phased-in)3

# agências bancárias

1 Fundos imobiliários e CA Imóveis, Unip.Lda.

2 Rácio calculado segundo a Instrução 23/2012 do BdP, determinado pelo quociente entre crédito líquido concedido a clientes e depósitos de clientes.

3 Rácio com referência a 30.Jun.2016 (não incorporado o resultado gerado no produto).