Crédito Agrícola anuncia vencedores do Prémio Inovação

Lisboa, 7 de Outubro de 2014 – O Grupo Crédito Agrícola anunciou os vencedores das cinco categorias do “Prémio Inovação Crédito Agrícola” durante o encerramento do ciclo de seminários sobre “Inovação na Agricultura, Agro-Indústria e Floresta”, num evento que contou com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Esta iniciativa foi promovida pelo Crédito Agrícola em parceria com a INOVISA para potenciar a inovação no sector primário.

Na categoria Inovação Empresarial o vencedor é a CleanBiomass – um projecto baseado na ferramenta CLEAN-R1 de limpeza florestal e terrenos abandonados que permite reduzir o risco de incêndio florestal e produzir energia renovável a custos reduzidos. Esta máquina garante a limpeza por longos períodos de tempo, uma vez que é feita através do arranque selectivo, permitindo a existência de árvores de qualquer dimensão.

Na categoria Investigação e Inovação Tecnológica, o prémio foi atribuído a um grupo de investigadores da Universidade do Algarve que tem em desenvolvimento processos sustentáveis para a produção ecológica de fibras têxteis a partir de recursos agro-florestais, que englobam a criação de novos sistemas e processos de dissolução e conversão de celulose em fibras têxteis.

Na categoria Empreendedorismo e Inovação Social, o projecto Fruta Feia foi o galardoado pelo júri. O objectivo desta cooperativa de consumo é reduzir o desperdício alimentar e ajudar os agricultores a escoar a produção hortofrutícola rejeitada devido à aparência.

Na categoria Agricultura Familiar e Micro Empresas destacou-se a produção de Forragem Verde Hidropónica – uma biomassa vegetal saudável, sem pesticidas e com elevado valor nutritivo para a alimentação animal que se produz rapidamente e a baixo custo.

Para a categoria Projecto de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola foi distinguida a máquina autónoma de classificação de fruta com colheita automática, da responsabilidade de uma equipa de investigadores do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, e que integra diversas tecnologias, nomeadamente inteligência e visão artificiais, GPS e robótica.

Cada um dos vencedores recebeu 5000 euros do Crédito Agrícola para dinamizar os seus projectos e beneficia ainda de condições especiais em produtos e serviços do único banco cooperativo nacional.

Licínio Pina, presidente do Conselho de Administração Executivo do Crédito Agrícola afirmou que “o CA está orgulhoso não só do número de candidaturas recebidas, mas principalmente pela sua qualidade e pelo seu potencial. Isso mostra que o sector primário vai continuar a evoluir e que a inovação e o Crédito Agrícola continuarão a ser grandes aliados.”

Licínio Pina afirmou que “o Crédito Agrícola continuará a estar ao lado deste sector, com sempre esteve, de modo a contribuir para o desenvolvimento económico do país.”

Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar, referiu que “o Crédito Agrícola está na linha da frente no reconhecimento ao sector, apoiando, desde a primeira hora, muitos jovens agricultores em todo o País”. Na cerimónia, a Ministra destacou o papel da agricultura e das florestas na economia portuguesa e realçou ainda a importância da inovação como fomento para a competitividade.

A terminar a sua intervenção Assunção Cristas destacou que hoje se assiste a um investimento sem precedentes no sector e garantiu continuar “a alocar os recursos financeiros, o empenho e esforço em prol deste sector que é vivo, atractivo, resiliente.”