Crédito Agrícola com resultado positivo de 12 milhões de euros

Lisboa, 12 de Setembro de 2013 O Crédito Agrícola (Caixa Central e 83 Caixas Associadas) registou durante o primeiro semestre deste ano um resultado líquido positivo de 12,2 milhões de euros, comparando com os 25,1 milhões de euros no período homólogo de 2012. Esta quebra resultou, essencialmente, da redução da margem financeira e da constituição de provisões.

Os depósitos cresceram 300 milhões de euros, ou seja, 3,1% nos primeiros seis meses do ano face a igual período do ano passado, totalizando 10 mil milhões de euros. A carteira de crédito situou-se em 8,3 mil milhões de euros, com uma ligeira descida de 150 milhões de euros nas empresas e igual valor nos particulares. O rácio de transformação de recursos em crédito foi de 83%.

O produto bancário cifrou-se em 236,7 milhões de euros, com uma quebra de 13,9 milhões de euros e a margem financeira caiu para 148,8 milhões de euros (menos 44,3 milhões de euros do que no primeiro semestre de 2012).

O rácio de crédito vencido há mais de 90 dias aumentou para 7,8%, tendo o respetivo rácio de cobertura subido para 106,3%. Já o rácio de crédito em risco atingiu 12,3%, sendo que a cobertura do crédito em risco por provisões é de 67,9%.

Para além da folgada situação de liquidez, o Crédito Agrícola continua a apresentar elevados níveis de solvabilidade, tendo mesmo conseguido elevar o seu Core Tier 1 para 11,6% (mais 0,06 pontos percentuais) sem recurso a qualquer capitalização.

Na actividade seguradora, o Grupo também revelou dados positivos. No Ramo Vida, o resultado líquido foi de 2,2 milhões de euros. No Ramo Não Vida os resultados líquidos foram de 1,6 milhões de euros.

Principais Indicadores

1ºSem.2012

1ºSem.2013

Variação (Δ)