Oliveira do Bairro

História

1981

A “Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Bairro, C.R.L.” foi criada por vinte e quatro sócios fundadores, por escritura pública realizada no Cartório Notarial de Oliveira do Bairro em 14 de Dezembro, após intensas e dedicadas reuniões, diligências e demais contactos necessários, destacando-se neste processo, desde a primeira hora, o reconhecido apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

À data, para além da nossa instituição, encontravam-se a operar em Oliveira do Bairro, apenas duas instituições de crédito, sendo a nossa actividade regulada no âmbito do Decreto-Lei nº 231/82 (Regime Jurídico vigente).

“Nasceu” pela sentida necessidade de apoiar os agricultores do nosso concelho e ajudar ao desenvolvimento dos mesmos.

“O Homem (neste caso, um conjunto de individualidades) Pensa e a Obra Nasce”. Esforço e Dedicação que, justamente, deve ser sempre registado e reconhecido, o qual, tem sido compensado e validado através do efectivo trajecto de contínua afirmação da Caixa Agrícola, desde o momento da sua constituição.

A população do concelho de Oliveira do Bairro encontrou na sua Caixa de Crédito Agrícola, um parceiro para a ajudar a vencer dificuldades, necessidades e a melhorar as suas condições de vida.

Inicialmente as suas operações activas, destinavam-se, exclusivamente, aos seus Associados Agricultores, contudo, atendendo, entre outras razões, à necessidades de crescimento e consolidação do seu objecto social, o Grupo Crédito Agrícola evoluiu na sua forma de organização e funcionamento, muito particular e justificadamente, com a constituição do SICAM, criado em 1991, na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei nº 24/91 (substituindo o anterior Decreto-Lei nº 231/82), instituindo o actual Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), principalmente constituído pela Caixa Central e Caixas Agrícolas Associadas, funcionando a primeira, como principal garante da solvabilidade e liquidez do Grupo, concluindo-se assim que sob a supervisão e orientação do Banco de Portugal e da “Caixa Central - Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C.R.L.”, o Grupo Crédito Agrícola actualizou-se em modernidade e contemporaneidade, de acordo com as exigências aplicáveis às Instituições de Crédito. A possibilidade de serem admitidos novos Associados e contratadas outras operações activas com Clientes ligados a outras actividades, constituiu um exemplo de sucesso e de afirmação positiva do Grupo, no sistema financeiro nacional.

2011

Para além de funcionarmos no nosso edifício sede, sito em Oliveira do Bairro (construção de inegável e afirmativa beleza arquitectónica, desejo de Clientes e Associados, apenas tornado possível concretizar com segurança e robustez financeira, em 2011, cerca de 30 anos depois da criação da Instituição), temos igualmente Agências em funcionamento no Porto Clérigo - Troviscal, junto à “Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro, C.R.L.” e no centro da freguesia da Palhaça. Dispomos ainda de diversas Caixas Multibanco, ao serviço das populações locais e público em geral, em número significativo de freguesias da nossa zona de intervenção.

A instituição, desde finais de 1981 e início de 1982, tem vindo a afirmar-se através dum crescimento sustentado, sendo tal evolução devida à acção e esforço conjunto de todos os colaboradores e órgãos sociais (que serviram e a servem) a par dos seus Clientes e Associados, bem como das Instituições e demais Organizações do nosso concelho.

A todos o nosso sentido e reconhecido agradecimento.