O QUE É O PROGRAMA REFORÇAR?

É uma linha de crédito no montante global de 3 500 milhões de euros, com Garantia Mútua, que se destina ao financiamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas bem como Small Mid-Cap, Mid-Cap e Grandes Empresas, que desenvolvam a sua actividade em território nacional, e que entre outras condições desenvolvam a sua actividade enquadrada na lista de CAE’s definida pela Entidade Gestora.

Principais Características do Programa Reforçar

 

A ter em conta...

Uma parte do empréstimo (Linha de Investimento) poderá ser convertida em subvenção não reembolsável, tendo como limite 20% do valor do financiamento contratado e utilizado bem como o limite de plafond disponível ao abrigo do respectivo regime de auxílios de Estado.

Os indicadores de desempenho para aferição do direito à conversão em valor não reembolsável são os seguintes e terão como base de comparação os dados registados na IES 2024:

1. Montante total dos activos;
2. Número dos postos de trabalho;
3. Montante bruto das exportações extracomunitárias;
4. Percentagem de exportações extracomunitárias sobre o volume de negócio.

A percentagem de conversão é variável de acordo com a variação registada nos indicadores de desempenho, ou seja:

1

Conversão de 10% com, pelo menos, a manutenção dos valores nos 4 indicadores de desempenhos face aos dados registados na IES 2024.

 

2

Conversão de 15% com, cumulativamente, (i) o aumento de 10% do montante total dos activos, (ii) o aumento de 10% do número de postos de trabalho, e (iii) a não diminuição do montante bruto das exportações extracomunitárias e (iv) a não diminuição da percentagem de exportações extracomunitárias sobre o volume de negócio, sendo todos estes dados aferidos face aos dados registados na IES 2024.

3

Conversão de 20% com, cumulativamente, (i) o aumento de 20% do montante total dos activos, (ii) o aumento de 20% do número de postos de trabalho, e (iii) a não diminuição do montante bruto das exportações extracomunitárias e (iv) a não diminuição da percentagem de exportações extracomunitárias sobre o volume de negócio, sendo todos estes dados aferidos face aos dados registados na IES 2024.

Para mais informações contacte o Gestor de Cliente da sua Agência do Crédito Agrícola.

Esta informação não dispensa a consulta das condições completas da Oferta, junto das Agências do Crédito Agrícola.

Faça uma opção consciente e responsável. Os pedidos de financiamento estão sujeitos à verificação do preenchimento das condições de acesso à linha e as Condições do financiamento estão sujeitas à aprovação inicial de cada Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, integrante do Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), tendo em consideração a sua política de risco em vigor, sendo que, em caso de recusa da operação, bastará à Caixa dar conhecimento da sua decisão à empresa proponente.