1 de Setembro 2022

Na reabilitação também está a sustentabilidade

Foi a aquisição de um veículo eléctrico que levou a Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV) a candidatar-se ao concurso Dia CA Sempre Sustentável 2022. O intuito é reduzir os custos de deslocação, bem como diminuir a emissão directa de gases poluentes para a atmosfera

Nasceu no ano de 2002, quando algumas famílias de Vizela se depararam com o fim da escolaridade obrigatória dos seus filhos e sem um espaço alternativo à escola onde os pudessem manter ocupados. Tanto mais que, em comum, estas crianças e jovens têm algum grau de deficiência que requer atenção particular e dedicada. A AIREV surge, assim, da necessidade de encontrar uma resposta adequada.

No princípio, como conta a directora técnica da AIREV, Sara Costa, “eram apenas seis jovens com necessidades educativas especiais, mas, ano após ano, a associação foi aumentando a sua oferta de apoio, até chegar ao limite das suas capacidades”. O que não travou os mentores da iniciativa, antes pelo contrário: em 2015, perante as necessidades crescentes, colocaram em marcha uma nova resposta social para 80 crianças e jovens com exigências muito particulares e, nos dias de hoje, acompanham cerca de centena e meia. Novo passo foi dado em 2017, quando, chamando a si a missão de contribuir para melhorar a problemática da saúde mental, inauguraram o SIM – Saúde e Interpretação da Mente. Aqui, através de uma equipa multidisciplinar, centram a actividade na pessoa, na família e na comunidade, tendo em vista a inclusão plena do indivíduo com experiência de doença mental. Mais recentemente, em 2020, a associação criou uma nova resposta, a Clínica do EDI – Especialista em Desenvolvimento Infantil, que visa apoiar crianças dos zero aos 12 anos de idade com dificuldades em integração sensorial. E porque na sua génese está a consciência face aos problemas sociais, o elenco de prioridades da AIREV veio consagrar a sensibilização para temas como a diminuição do desperdício alimentar e de recursos, designadamente a água e a electricidade. A tradução prática deste compromisso de cidadania responsável vem envolvendo acções em equipa que promovem a reciclagem e outras boas práticas da economia circular, como a reutilização de recursos e materiais, ou a racionalidade energética, através da redução de consumos e da prevenção.

Entre as várias iniciativas que pontuam a sua relação com a comunidade, a associação promove regularmente campanhas de recolha colectiva de tampas para a compra de equipamentos de ajudas técnicas. Acções demonstrativas de uma atitude exemplar, este ano reconhecida pelo concurso Dia CA Sempre Sustentável, distinção que, nas palavras de Sara Costa, “vem demonstrar que a AIREV está bem consciente da importância da sustentabilidade, que procura ver reflectida, desde logo, na adopção de recursos que protejam o ambiente”. Neste contexto, é manifesto o desejo de vir a dispor de uma frota de veículos integralmente eléctrica, do mesmo modo que no horizonte está um novo edifício tendo como base o reaproveitamento de águas residuais, o aquecimento de águas através do sistema solar e a reciclagem na sua globalidade, incluindo a de materiais para a confecção de artigos comercializáveis nos seus ateliers. Além da construção da nova casa – capaz de dar resposta a 90 pessoas com deficiência –, os planos desta instituição de Vizela apontam para a criação de duas residências autónomas e de um fórum sócio-ocupacional. Novas ferramentas para uma missão que se mantém inalterada desde o dia da fundação: apoiar pessoas com deficiência mental.