CA Segurança Online

Assuma o controlo da sua vida digital com a ajuda do CA. Conheça os golpes online mais comuns, saiba como evitá-los, e fique a par dos métodos utilizados para garantir a segurança das suas operações bancárias.

Últimas Tentativas de Fraude

  • Malware - Julho de 2021
    • Foi detectada a existência de um novo Malware (software malicioso) que apresenta o seguinte popup falso, após a entrada no CA Online - Para Mim e CA Online - Para a Minha Empresa.

      Pedimos, por favor, que não siga as instruções do mesmo e entre em contacto com a sua agência ou Linha Directa, através do 808 20 60 60.



      Malware - Julho de 2021

  • Tentativa de Burla - Junho de 2021
    • Alertamos para uma nova tentativa de burla que está a ser efectuada em nome do CA e que consiste numa mensagem enviada através do Facebook/Messenger referindo – Resolva todas as suas dívidas e problemas – e na foto de perfil apresenta o logotipo do Crédito Agrícola.

      Esta página não constitui um canal oficial do Crédito Agrícola, e não existe entre o CA e a mesma qualquer associação. Caso receba alguma mensagem desta página ou de uma página idêntica, não responda a qualquer solicitação contida na mesma, e bloqueie-a, para que não possam interagir consigo de futuro ou encontrar o seu perfil nesta rede social.



      Tentativa de Burla Facebook - Junho 2021

  • Tentativa de Phishing - Maio de 2021
    • Informamos da tentativa de fraude detectada na qual estão a usar os números móveis (917 202 010 | 969 855 840 | 936 630 001) como número chamador para contactar os clientes fazendo-se passar por um operador da Linha Directa e solicitar dados do cartão.

      A tentativa de fraude passa por usarem o discurso de que estão a tentar proteger o cliente e que estão a contactar no seguimento de uma alegada situação de clonagem de cartão, que para poderem verificar necessitam dos dados do cartão, nomeadamente, o respectivo número, data de validade e o código de segurança CVV.

      Reiteramos que o Crédito Agrícola em circunstância alguma solicita a informação integral que consta nos cartões dos clientes.

    Histórico de Fraudes

    Tipos de Fraude

    As principais ameaças à Segurança na Internet podem ser divididas em 5 grandes grupos:

    Segurança nos Serviços Online

    Conheça os factores principais que garantem a segurança das operações bancárias do Crédito Agrícola.

    Comunicações Seguras

    Quando acede aos serviços CA Online - Para Mim e CA Online - Para a Minha Empresa, é estabelecida uma ligação segura que pode ser confirmada através de um duplo clique no cadeado do certificado digital que surge na barra inferior do browser. Este cadeado permite conferir o nome do site e o estado do certificado.

    Deverá, igualmente, confirmar sempre se o endereço está correcto e se este é iniciado por https:// .

    Encriptação de dados

    Todas as comunicações são processadas através de um protocolo seguro onde a informação transmitida é cifrada através do mais avançado padrão de protecção disponível (SSL – Secure Socket Layer a 128 bits).

    Ao utilizar-se o Protocolo SSL, é garantido que envia os seus dados e informações para o servidor do Crédito Agrícola e que os dados entre o seu computador e o Crédito Agrícola circulam encriptados evitando a sua leitura/modificação por terceiros.

    Utilização dos Serviços Online

    A infra-estrutura técnica possui um sistema de bloqueio do serviço após 3 tentativas de introdução de códigos errados. Além disso, verifica-se o cancelamento da sessão após um período de inactividade de 10 minutos.

    Para poder utilizar novamente o serviço, o Cliente terá de aceder ao respectivo serviço e introduzir os códigos de acesso. Assim, e para uma maior protecção e controlo do tempo, foi incluído um temporizador de validade da sessão, sendo renovada após cada transacção financeira.

    Teclado Virtual

    Para uma maior segurança do serviço, a introdução dos Códigos de Acesso aos serviços Online é feita através de um teclado virtual, com teclas dispostas aleatoriamente em cada acesso.

    Sistema de Autenticação Forte (SAF)

    Com vista a reforçar os níveis de segurança na realização de transacções financeiras, o Crédito Agrícola, implementou o Sistema de Autenticação Forte (SAF), para o serviço Online que consiste no envio de um código por SMS denominado SMS Token, para validar as seguintes operações:

    • Transferências;
    • Pagamento de Serviços;
    • Carregamento de Telemóveis

    Todas as restantes transacções que carecem de validação continuam a solicitar a Password.

    Vídeos

    No canal de Youtube do Crédito Agrícola, encontra uma playlist de vídeos referentes à temática da Segurança Online.