
App CA Mobile
Para Mim
Na app vai encontrar uma experiência adaptada ao seu telemóvel.
Na app vai encontrar uma experiência adaptada ao seu telemóvel.
Um projecto educativo inovador, lançado há cinco anos pela Associação Juvenil de Apoio à Ação (AJAÇÃO), veio abrir caminho ao desenvolvimento de competências empreendedoras e de cidadania activa, envolvendo já quatro distritos. Testada com sucesso, a metodologia chega agora, pela primeira vez, a escolas de Lisboa na esfera dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Por tudo isto, o Ginásio do Empreendedor está entre os vencedores do Concurso Dia CA Mais Sustentável 2025.
A AJAÇÃO é uma associação juvenil sem fins lucrativos, com sede em Alcobaça, e que desde a sua fundação, em 2020, mexe com o ecossistema educativo e social em várias latitudes. A missão é encarar de frente e sem reservas a desigualdade e a falta de oportunidades em contextos desfavorecidos.
Nesse pressuposto, o Ginásio do Empreendedor afirma-se como programa-âncora de uma equipa que, em cinco anos, soube evoluir de um grupo de jovens recém-licenciados e voluntários, todos especialmente motivados, é certo, para uma organização estruturada, profissionalizada e orientada por uma estratégia de sustentabilidade a longo prazo.
“Nenhuma organização com o nosso perfil está imune a dores de crescimento, o que é normal, saudável e indispensável para quem, como nós, pensa e age com o futuro bem presente”, sublinha Francisco Serralheiro, presidente da AJAÇÃO.
Pioneira em vários momentos e diferentes iniciativas, a Associação começou por trazer o conceito das palestras curtas (ou TED Talks) para a sua geografia de actuação. Assim nasceu o TEDxAlcobaça, um ciclo de conferências muito concorrido e participado, que decorreu até 2023.
Depois, surgiu o Ginásio do Empreendedor, um programa educativo inovador e que hoje se estende a quatro distritos: Leiria, Viseu, Aveiro e Lisboa. Agora, a metodologia vai ser testada pela primeira vez em escolas TEIP, o acrónimo de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. As referidas escolas estão localizadas em Lisboa e, nesta acção, prevê-se o envolvimento de seis mentores do Ensino Secundário e a participação de 180 alunos de seis turmas dos 8.º e 9.º anos.
“Este é um contexto que nunca tínhamos explorado. Um ambiente que, apesar de mais desafiante, poderá permitir um impacto ainda mais profundo, real e transformador para todos os envolvidos”, assinala o presidente da Associação. Em termos concretos, avança que vão ser desenvolvidos “10 a 18 projectos comunitários reais, com impacto directo nas escolas e comunidades onde actuamos, sendo muitos também os beneficiários dos próprios projectos dos alunos”.
A AJAÇÃO argumenta que a sustentabilidade não se resume à componente ambiental — é um compromisso de longo prazo com as pessoas, as comunidades e os territórios. O desafio está em garantir que o talento jovem cresce com raízes locais, projectos reais e oportunidades concretas.
“O nosso modelo de intervenção tem impacto no presente e no futuro, ao cultivar competências de cidadania, empreendedorismo e resiliência nos jovens, em todos os contextos”, diz o presidente da Associação, certo de que o desafio é não desperdiçar, antes rendibilizar, o imenso potencial das novas gerações. E isso passa, inevitavelmente, por uma cultura organizacional que valoriza a escuta, a empatia, a participação activa, o crescimento sustentado, o inconformismo e a crença de que “nenhum jovem é incapaz de chegar lá”.
No que reporta à distinção agora obtida através do Concurso Dia CA Mais Sustentável 2025, Francisco Serralheiro muito agradece o reconhecimento e faz questão de partilhar os méritos com quem, desde sempre, “acreditou no propósito e nas ideias que fazem da AJAÇÃO uma bonita aventura que vale a pena experimentar e continuar: o CA de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém”. Estamos juntos!