Esclarecimento aos Media

Statement Caixa Central Crédito Agrícola

 

07 de Setembro de 2022 - No âmbito das notícias que têm vindo a ser divulgadas relativas à cliente do Crédito Agrícola de Salvaterra de Magos, alvo de phishing no dia 15 de Agosto, cumpre esclarecer:


  • O Crédito Agrícola nunca fornece a terceiros ou para o exterior dados confidenciais relativos a Clientes, em estrito cumprimento com a lei.
  • O Grupo Crédito Agrícola desmente a acusação de fragilidade do sistema online do Banco. A cibersegurança é um tema prioritário e um compromisso do Crédito Agrícola, pelo que o investimento nesta área é contínuo, com o objectivo de prevenir operações ilegítimas e aumentar a confiança dos clientes nas nossas soluções informáticas.
  • Face aos casos de burla que temos vindo a assistir nos últimos tempos junto de clientes bancários das instituições nacionais, o Crédito Agrícola tem alertado, de forma regular, os seus clientes para potenciais episódios de burla online, através de comunicações realizadas na homepage do seu website corporativo, Email, SMS e Redes Sociais.
  • Durante o mês de Agosto, o Crédito Agrícola alertou os seus clientes para um novo episódio de phishing em curso, nos canais referidos, reforçou também que o Banco não telefona para clientes para cancelar transferências bancárias, dando orientações aos clientes para que, quando contactados neste sentido, devem desligar de imediato e contactar o seu Balcão ou o serviço de Linha Directa.
  • Estas situações de contacto telefónico ocorrem na sequência da inserção de dados por parte dos Clientes em página falsa para captura de dados, com endereço diferente do institucional do Crédito Agrícola, sejam elas acedidas directamente ou através de links recebidos.
  • O Crédito Agrícola reitera que em circunstância alguma o Cliente Bancário deve fornecer dados pessoais a terceiros que permitam o acesso à sua conta online, por forma a evitar este tipo de burlas.
  • Esclarecemos, ainda, que o Crédito Agrícola actua prontamente sobre todas as situações que lhe são reportadas pelos Clientes e acciona todos os mecanismos com vista a recuperar os montantes transferidos no âmbito das burlas de que são alvo e que efectua as participações aos órgãos judiciais competentes e responde em tempo útil aos seus Clientes.
  • As acções de phishing são cada vez mais recorrentes, pelo que os utilizadores digitais devem estar sempre vigilantes. Neste sentido, os Bancos em conjunto com a Associação Portuguesa de Bancos, realizam acções informativas e de sensibilização sobre Banca Online, dirigidas aos utilizadores de serviços financeiros digitais, com o objectivo de promover um conjunto de competências digitais básicas na óptica do utilizador, contribuir para a capacitação da população alvo para a utilização dos canais digitais, sensibilizar para a importância da adopção de comportamentos financeiros mais esclarecidos e mais seguros e contribuir para o aumento dos níveis de literacia digital e financeira em Portugal.
  • O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, estando o Grupo Crédito Agrícola totalmente disponível para colaborar com as autoridades na sua investigação.