
App CA Mobile
Para Mim
Na app vai encontrar uma experiência adaptada ao seu telemóvel.
Na app vai encontrar uma experiência adaptada ao seu telemóvel.
É um serviço que que permite aos utilizadores dos Canais Digitais do Crédito Agrícola, verificarem o beneficiário de uma transferência a crédito (tradicional ou imediata).
Este serviço valida a correspondência entre o nome do beneficiário indicado pelo ordenante e os nomes dos titulares da conta de destino, conforme registados no prestador de serviços de pagamento do beneficiário.
O objetivo é ajudar a prevenir fraude e erros.
Este serviço está disponível desde 5 de Outubro de 2025.
O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Todos os Clientes do Crédito Agrícola, sejam pessoas singulares ou pessoas coletivas (empresas), que detenham uma conta de pagamento no Crédito Agrícola e que efetuem uma transferência.
Não. O serviço é disponibilizado automaticamente pelo Crédito Agrícola, em cumprimento da regulamentação, sem necessidade de adesão ou qualquer acção prévia por parte do utilizador.
Sim. É obrigatório, em cumprimento do Regulamento (UE) 2024/886, para transferências a crédito, tradicionais ou imediatas, em euros.
Não. Existem exceções:
Ordens de pagamento em papel, quando o ordenante não está presente no Balcão.
Ordens de pagamento agrupadas (em lote) emitidas por empresas, que podem optar por não aplicar a verificação (opt out), mas podem voltar a ativá-la (opt in).
Após indicar o IBAN e o nome do beneficiário, o sistema verifica a correspondência entre o nome submetido e os nomes dos titulares da conta de destino (no outro banco). Os resultados possíveis são:
Correspondência exata: O nome que inseriu coincide exatamente com um dos nomes registados na conta de destino.
Correspondência aproximada: O nome que inseriu é semelhante a um dos nomes registados, mas não é idêntico (é apresentado o nome mais próximo para sua confirmação).
Sem correspondência: O nome que inseriu não coincide com nenhum dos nomes registados na conta de destino.
Impossibilidade de verificação: A verificação não pode ser efetuada (por motivos técnicos ou por a conta de destino não existir).
A confirmação de beneficiário é usada por defeito. Se não for possível confirmar o beneficiário, ou se o nome devolvido for alterado, é usada a verificação de beneficiário para dar-lhe mais segurança antes de prosseguir.
Não. Não pode ser cobrada qualquer comissão adicional pela utilização deste serviço de verificação.
Não há limitações para transferências em euros na área do euro. No entanto, podem existir mecanismos de controlo implementados pelo CA para prevenir utilizações abusivas.
Sim, desde que a conta de destino esteja em euros e pertença a um país da área do euro (países da UE e EEE).
O utilizador será informado desta indisponibilidade. A decisão de prosseguir com a transferência (assumindo o risco de erro) é sempre do utilizador.
Sim, mas podem haver casos em que o prestador do beneficiário não tenha o nome comercial registado para essa conta.
Sim, os prestadores de serviços de pagamento disponibilizam aos seus clientes que são pessoas coletivas (como empresas) soluções que permitem a verificação de beneficiário aquando da iniciação de operações de pagamento de forma agrupada (em lote).