MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA CAIXA CENTRAL

Licínio Pina

Presidente do Conselho de Administração Executivo

O Crédito Agrícola é o único Grupo Financeiro Português Cooperativo.

A sua génese está assente no sector agrícola mas a sua evolução transformou-o num Grupo financeiro e segurador universal com prática de proximidade e relação com as pessoas, com uma vincada marca de confiança.

As suas características específicas de descentralização de competências, através das Caixas Agrícolas detentoras de uma vasta rede de Agências que operam em nicho de mercado contribuem de forma activa para contrariar a força centrípeta da litoralização da população portuguesa, com dupla capacidade de geração de emprego.

A força da solidariedade existente entre as instituições que o compõem garantem uma coesão ao Grupo que se transmite à sociedade e potencia o desenvolvimento do interior do país utilizando a capilaridade da maior rede bancária nacional, continuando a oferecer onde outros encontram dificuldades.

A nossa responsabilidade social está para além das motivações empresariais.

A liquidez e a solvabilidade do Grupo, a par da confiança são factores que preservamos e constituem as nossas principais referências diárias para garantir estabilidade, e a prestação de serviço de qualidade.

A evolução tecnológica e a capacitação das pessoas para utilização da mesma nas suas operações bancárias estão a transformar o sector e a alterar rapidamente o modelo de negócio.

O Crédito Agrícola encontra nesta evolução tecnológica uma oportunidade para incluir nos seus mercados e aposta fortemente em soluções que mitigam a deslocalização das pessoas e os efeitos da centralidade dotando o Grupo com soluções simples e inovadoras capazes de dar resposta às necessidades dos seus Clientes que trata como parceiros.

O Crédito Agrícola tem sido reconhecido pelo mercado como um dos melhores bancos a operar no mercado português. Queremos continuar a modernizar-nos para melhor o servir.

Por tudo isto, somos “O Banco Nacional com pronúncia local”.