Anadia

História

1981

Foi no Verão deste ano, que tiveram início as primeiras conversas sobre a necessidade da constituição de uma Instituição de Crédito com base Cooperativa, no concelho de Anadia, destinada a apoiar os agricultores.

O que conduziu à necessidade da constituição da Caixa de Crédito teve a ver com as dificuldades sentidas pelos agricultores, já que os juros, na altura, eram bastante elevados, dificuldades essas sentidas pelos agricultores junto da Cooperativa Agrícola de Anadia.

Foram então contactados os primeiros dezasseis agricultores, os quais se reuniram, em primeiro plenário realizado a 21 de Novembro de 1981. Seguiu-se o Registo Nacional de Pessoas Colectivas.

1983

A Escritura Pública teve lugar a 28 de Março, sendo a publicação em Diário da República, a 18 de Maio.

Foi então feito o levantamento do cadastro de propriedades dos sócios fundadores, já que se tratava de uma Instituição de Responsabilidade Ilimitada.

Em 24 de Novembro, foi feito o pedido de Registo Geral junto do Banco de Portugal.

1984

Finalmente, a Caixa de Anadia abriu ao público a 2 de Janeiro, em instalações cedidas gratuitamente pela Cooperativa Agrícola de Anadia.

1985

A 2 de Janeiro, abre a Agência de Vilarinho do Bairro.

1986

Devido à exiguidade de espaço e ao aumento da actividade, mudámos para instalações próprias na Rua Manuel Ribeiro.

1996

Efectuámos a mudança para novas instalações, próprias, na Avenida do Cabecinho, onde, actualmente, estamos a funcionar.

2000

A 4 de Dezembro, abre a Agência de Candieira, na freguesia de Avelãs de Cima.

Actualmente

Devido à evolução que houve no Crédito Agrícola, que também acompanhámos, somos uma Instituição que presta serviços e apoia todos os sectores de actividade.