Crédito Agrícola junta-se aos Princípios das Nações Unidas para a Banca Responsável e à Aliança Bancária Net Zero

18 de Janeiro de 2024 - No âmbito do Plano de Transição Net Zero do Crédito Agrícola, o Banco reforça o seu contributo para o combate às alterações climáticas tornando-se signatário dos UN Principles for Responsible Banking – um framework único para o sector bancário sustentável desenvolvido através de uma colaboração entre bancos de todo o mundo e a United Nations Environment Programme Finance Initiative (UNEP FI).

Como parte dos seus compromissos, enquanto signatário dos Princípios para a Banca Responsável (PRB), o Crédito Agrícola associou-se também à Net Zero Banking Alliance (NZBA), uma aliança bancária a nível mundial, liderada pelo sector e convocada pelas Nações Unidas, que se compromete em alinhar o seu portefólio de investimentos e empréstimos com as emissões Net Zero até 2050 e a estabelecer objectivos intermédios para 2030, em conformidade com os objectivos mais ambiciosos estabelecidos pelo Acordo de Paris sobre o Clima.

Ao abrigo dos Princípios para a Banca Responsável, os bancos signatários identificam e medem o impacto ambiental e social resultante da sua actividade, estabelecem e implementam objectivos onde têm um impacto mais significativo e comunicam regular e publicamente os seus progressos.

O Crédito Agrícola junta-se aos seus pares para assumir um papel de liderança, demonstrando como produtos, serviços e relações bancárias podem apoiar e acelerar a mudança, abrangendo os esforços colectivos delineados pela NZBA para alcançar emissões Net Zero até 2050.

Acreditamos firmemente que o sector bancário tem uma capacidade única de realocar recursos financeiros para investimentos e projectos alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e estamos plenamente comprometidos em contribuir para esta missão, alavancando os valores cooperativos do Crédito Agrícola para a prosperidade e bem-estar das pessoas e das nossas comunidades, a protecção do nosso Planeta e a resiliência das nossas economias. É uma honra juntarmo-nos à UNEP FI e comprometemo-nos com os Princípios para a Banca Responsável (PRB) e com a Aliança Bancária Net Zero (NZBA), que são da maior importância para acelerar as finanças sustentáveis e moldar o nosso futuro.”, afirma Licínio Pina, Presidente do Crédito Agrícola.

Este é um passo crucial para o Crédito Agrícola, enquanto único Banco Cooperativo Português, cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e urbanas em Portugal através de múltiplos eixos de intervenção: o financiamento responsável, as operações internas e a filantropia. Para além do seu compromisso histórico com a inclusão financeira de comunidades vulneráveis e com a redução das desigualdades sociais, o Crédito Agrícola aprovou recentemente o Plano Net Zero 2050 que tem como alvo oito sectores de actividade altamente expostos a riscos climáticos e/ou com elevada intensidade carbónica, nomeadamente: Imobiliário Comercial, Imobiliário Residencial, Agricultura, Energia, Hotelaria e Restauração, Resíduos e Águas Residuais, Aviação e Automóvel.