Crédito Agrícola presente na COP28 com intervenções dedicadas à igualdade de género e ao financiamento sustentável

30 de Novembro de 2023 - O Crédito Agrícola vai marcar presença na COP28, com o objectivo de reforçar a sua mensagem nas discussões sobre duas temáticas de elevada importância para a transição climática justa - a igualdade de género e os instrumentos de financiamento sustentável, enfatizando a importância dos valores cooperativos nesta missão.

Procurando ser um agente proactivo e participativo no debate e na acção climática, o Grupo CA, através da sua Directora de Sustentabilidade, Filipa Saldanha, irá estar presente na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, umas das reuniões diplomáticas mais importantes do mundo, para partilhar as linhas de intervenção climáticas que considera prioritárias para o sector financeiro e contribuir para a transferência de conhecimento nas discussões globais sobre o desenvolvimento sustentável.

Pautando a sua actividade por valores cooperativos, únicos no mercado bancário português, como a proximidade e o empenho no progresso e bem-estar das comunidades, e da responsabilidade perante sectores de actividade com elevada exposição aos riscos climáticos, como a agricultura, o turismo ou imobiliário, o Crédito Agrícola está fortemente comprometido em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e para uma economia mais competitiva, capaz de crescer em harmonia com a natureza e com o bem-estar e qualidade de vida das populações.

No painel da COP28 “Gender Equality and Climate Transition” que se irá realizar no dia 3 de Dezembro, Filipa Saldanha irá intervir no tema “Finanças”, com o objectivo de partilhar a visão do CA em como podemos conciliar uma economia competitiva e acelerar o progresso social, enquanto se respeitam os limites do Planeta e os princípios de uma sociedade justa, com atenção à igualdade de género; e qual o papel que o sector financeiro desempenha no caminho para a igualdade, em particular.

Farão parte do debate oradoras de áreas variadas, tais como Teresa Ponce Leão, Presidente do Conselho de Administração do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a abordar o tópico da educação e investigação, ou Élbia Gannoum, CEO da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, que abordará o tema da Governance, entre muitas outras. O Painel será moderado por Alice Khouri, Fundadora da Women in ESG Portugal.

No dia seguinte, 4 de Dezembro, a Directora de Sustentabilidade do Grupo CA irá participar no evento “Sustainable Finance & ESG Performance”, no painel “Green Instruments for a Green World” e irá partilhar a estratégia do Crédito Agrícola em prol do desenvolvimento sustentável, incluindo o seu Plano de Transição Net Zero. Este Plano contém as principais metas de redução de gases com efeito de estufa até 2030 e as iniciativas de descarbonização com as quais espera contribuir para a realidade do cenário Net Zero da economia portuguesa.

Neste evento também vão estar presentes relevantes entidades como o Banco Montepio, o Grupo BEL, a REN, a Bentley Systems e a Nova SBE, para abordar temas como a igualdade de género, cadeias de abastecimento sustentáveis ou políticas ESG.

Além das intervenções planeadas, o Crédito Agrícola estará ainda presente nas diversas conversas informais, mas essenciais para avançar a partilha de boas práticas em temas de elevada importância para acelerar a transição climática justa.