6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja

Lisboa, 19 de Abril de 2016 – O 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, elegeu 10 azeites portugueses como os melhores do mundo. Os prémios serão entregues às 12h00, do dia 23 de Abril, na Ovibeja, numa cerimónia com o apoio do Crédito Agrícola enquanto patrocinador exclusivo.

No concurso, que é já considerado o melhor do mundo, o júri, composto por 42 elementos de 13 nacionalidades, escrutinou 140 amostras de oito países (62 das quais portuguesas). Espanha arrecadou 11 prémios, Itália dois e Grécia um. As amostras de Israel, Eslovénia, Chile e Alemanha não obtiveram distinções. 
Os produtores portugueses destacados na categoria “Frutado Maduro” foram a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL, com a medalha de prata, a Erta, Sociedade Agrícola, Lda., e Fio da Beira, Lda., ambos com menções honrosas.

Na categoria “Frutado Verde Ligeiro” o ouro foi para a Quinta do Crasto, S.A., a prata para Elaia Lagar - Produção e Comercialização de Azeites, S.A., o bronze para Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL, e três menções honrosas para Sovena Portugal - Consumer Goods, S.A., Trás-os-Montes Prime, Lda., e Celso Hernâni Gastalho Madeira.

Na categoria “Frutado Verde Intenso” a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL foi distinguida com uma menção honrosa.

Todos os azeites premiados vão estar disponíveis na Ovibeja, de 21 a 25 de Abril, na Arena do Azeite, localizada no Pavilhão Terra Fértil, para provas comentadas por especialistas que permitirão aos visitantes conhecer aromas, sabores e características dos azeites de diferentes zonas do globo.

O Crédito Agrícola está, uma vez mais, ao lado dos produtores nacionais, apoiando e valorizando a produção de qualidade num sector que tem vindo a crescer sistematicamente nos últimos anos. De salientar que a maioria dos produtores nacionais que submeteram amostras a concurso são clientes do Crédito Agrícola, o que denota a proximidade do único Banco cooperativo nacional a este sector de actividade.


Consulte aqui a Lista de Premiados »