Formação da Academia do Centro de Frutologia Compal prestes a arrancar

Tem início no próximo dia 12 de Maio a formação da Academia do Centro de Frutologia Compal. Este ano o programa alarga o seu número de horas para contar com novos módulos sobre sustentabilidade agrícola, eficiência energética e redes sociais profissionais e inclui sessões no terreno em novas frutas. A formação irá percorrer o país de norte a sul, num total de 60 horas entre maio e junho, proporcionando conhecimento sobre as melhores práticas agrícolas.

Fruticultura, gestão agrícola, associativismo e instrumentos de financiamento estão entre os módulos teóricos administrados, para além dos novos módulos sobre “Soluções de eficiência energética para explorações agrícolas” e “Novas tecnologias ao serviço da sustentabilidade agrícola”, dado a sua importância no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020. Os novos módulos introduzidos estendem-se também à participação dos empreendedores das edições anteriores da Academia, de modo a complementarem a sua formação.

Por outro lado, a forte aposta na formação prática inclui visitas a explorações agrícolas modelo da Frutus e da Fruteco, fábrica Compal e sessões no terreno com Organizações de Produtores, como Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, Associação de Fruticultores de Armamar, Frutalmente e Sociedade Agrícola de Quinta de Lamaçais.

O programa possibilita ainda o contacto próximo, estabelecimento de relação e partilha de conhecimento entre os participantes e importantes entidades e players no setor agrícola nacional, entre eles AJAP, CONFAGRI, ISA, Crédito Agrícola, Boa Energia, Terra Pro, com o intuito de promover o trabalho em colaboração e o estabelecimento de parcerias.

Depois da formação, os empreendedores frutícolas participantes irão submeter os seus projetos de negócio à avaliação do Júri e os três melhores receberão uma bolsa de 20.000€.

A Academia é a iniciativa de formação que estimula a inovação na fruticultura nacional, com o objetivo de levar os empreendedores do sector a ver o pomar e o negócio com os olhos dos gestores agrícolas do futuro.

Saiba mais em www.centrofrutologiacompal.pt/2015/