Crédito Agrícola com Resultado Positivo de 26,9 Milhões de Euros em 2014

comunicadosdeimprensa

Lisboa, 18 de Março de 2015

Principais Destaques

• Num contexto macroeconómico nacional em que ainda se verificaram restrições financeiras significativas, retracção da procura de crédito em geral, um elevado nível de endividamento na economia, e em que parte significativa do sector financeiro voltou a apresentar resultados negativos significativos em 2014, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 26,9 milhões de euros no exercício de 2014, para o qual o negócio bancário (SICAM) contribuiu com 24,5 milhões de euros.
  • Em 31 de Dezembro de 2014, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 8,15 mil milhões de euros, uma redução de apenas 0,6%, face a 2013, que compara com a quebra de 5,6%(*) registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal.
  • Em termos consolidados, com referência a 31 de Dezembro de 2014, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 13,0%, de acordo com as regras CRD IV/CRR phase-in (bastante acima dos 8,0% recomendados), e CET1 fully implemented de 12,7%, ambos calculados ainda sem incorporação dos resultados do exercício.
  • Para os resultados consolidados do Grupo Crédito Agrícola de 2014 contribuíram ainda, entre outros, os resultados positivos de 4,1 milhões de euros da CA Vida (seguros vida), de 3,3 milhões de euros da CA Seguros (seguros não vida) e de 0,4 milhões de euros da CA Gest (gestora de activos).

Negócio Bancário

• No negócio bancário (SICAM), em 2014, o Crédito Agrícola alcançou um resultado líquido de 24,5 milhões de euros, que compara com os 1,5 milhões de euros registados em 2013.
  • Em 31 de Dezembro de 2014, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 8,15 mil milhões de euros, uma redução de 0,6%, face a 2013, tendo o crédito a empresas e sector público administrativo, com um peso relativo de 50% na carteira de crédito, mantido um volume estável (redução de -0,1% face a 2013), em contraciclo com o verificado no sector, o que terá proporcionado um reforço da quota de mercado do Grupo Crédito Agrícola neste segmento.
  • O Grupo tem vindo a dar corpo a uma gestão sã e prudente, reflectida numa almofada de provisões face à imparidade de 206 milhões de euros.
  • Em 2014, os recursos totais de clientes totalizaram 12,6 mil milhões de euros, dos quais 10,6 mil milhões sob a forma de depósitos bancários, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 7,2% correspondente a 850 milhões de euros (dos quais 410 milhões de euros relativos a depósitos bancários). O crescimento foi particularmente dinâmico nos produtos fora do balanço bancário que aumentaram 31,7% (fundos de investimento 57,5% e seguros de capitalização 23,6%). No final de 2014, o rácio de transformação de depósitos em crédito líquido ascendia a 70,3%, significativamente abaixo do limiar máximo de transformação recomendado (120%).
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em Dezembro de 2014 era de 8,0% e o rácio de crédito em risco (calculado em termos da instrução BdP 24/2012) de 11,8%.
  • As imparidades acumuladas cobriam em 126% o crédito vencido, valor significativamente superior à média de mercado que se situa em torno de 100% (rácio de cobertura do crédito vencido por provisões).

Outros aspectos relevantes da actividade

• A rede de distribuição do Crédito Agrícola foi, ao longo de 2014, alvo de abertura e encerramento de agências que visaram melhorar a cobertura da população com os serviços financeiros do Grupo, sendo de registar que o número total de agências se manteve inalterado em 683, ao contrário do que se verificou no sistema financeiro em Portugal como um todo, em que se verificou uma redução significativa de agências. A actual rede de 683 agências destaca-se como sendo a 3ª maior do sistema bancário e por se apresentar como um dos factores de desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas do país. As agências do Crédito Agrícola são complementadas por uma rede de caixas automáticas próprias (B24) e da rede MB e por um conjunto de canais digitais de conveniência (e.g. canal On-Line, canal mobile/apps).
  • Em Junho de 2014, o Crédito Agrícola homenageou as 30 empresas clientes que se destacaram pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia, através da obtenção do estatuto de PME Excelência e PME Líder em 2013.
  • O Crédito Agrícola distinguiu-se em 2014 ainda pela credibilidade e confiança que os clientes nele depositam. Em Setembro de 2014, a sondagem Aximage / Jornal de Negócios e Correio da Manhã revelou que, a seguir ao banco do Estado, o Crédito Agrícola é a instituição em que os portugueses mais confiam.

(*) Fonte: Boletim Estatístico de Março de 2015 (tva a Dez.2014) – Empréstimos e Depósitos Bancários (BdP/BCE), empréstimos a sociedades não financeiras e particulares. Os empréstimos excluem crédito titulado e incluem crédito a emigrantes. Taxa de variação anual (tva) ajustada de operações de titularização desreconhecidas.