Crédito Agrícola anuncia vencedores do “2.º Prémio Empreendedorismo e Inovação”

Lisboa, 2 de Dezembro de 2015 – O Crédito Agrícola anuncia os vencedores do “2.º Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, num seminário hoje realizado em Lisboa.

Durante o seminário, que encerrou o ciclo que o Crédito Agrícola organizou este ano, em parceria com a Rede Inovar, em seis cidades para promover o empreendedorismo e a inovação, foram atribuídos cinco prémios e três menções honrosas, num total de 32.500,00 euros.

Na categoria Produção e Transformação, o prémio foi atribuído à Mirabilis – um spin off da Universidade do Algarve, parceira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que se dedica à produção, em ambiente de maternidade, de juvenis ou semente de ostra portuguesa. Trata-se de um produto vendido a produtores de pré-engorda ou engorda. A menção honrosa foi para a Ingredient Odissey, um projecto que se dedica à produção deinsectos para alimentação animal.

Na categoria comercialização o prémio foi atribuído à Atlantic Sun Farms, que pretende abastecer o mercado nacional de batata-doce todo o ano, sem necessidade de recorrer à importação. Para o efeito, apostam na mecanização do processo de produção, desde a plantação à colheita. A industrialização da batata-doce é o grande objetivo desta empresa. A Parda, que aposta em casas de apoio agrícola modelares (com a existência de escritórios e WC), foi distinguida com a menção honrosa.

A W|inove, um projecto que resulta da Associação da Farma|inove com a Faculdade de Farmácia do Porto, arrecadou o prémio na categoria Inovação em Parceria com a sua tecnologia para análise multiparamétrica do vinho. Com preços mais reduzidos e resultados quase imediatos, esta tecnologia permite que as análises sejam feitas diretamente no produtor. O projecto ProfitApple, que resulta das sinergias da Universidade de Aveiro com Empresas Produtoras de concentrados de maçã e se baseia no aproveitamento de cascas de maçã e outros sólidos para uso em infusões, foi a vencedora da menção honrosa.

Na categoria Jovem Empresário Rural, a SmartBee foi a escolha do júri. Trata-se de uma empresa que aposta na tecnologia para apoiar os apicultores. Através de sensores, instalados nas colmeias, a SmartBee permite monitorizar as colmeias e detetar assaltos e, uma vez que se trata de um sistema personalizável, o apicultor pode adequar os sensores às suas necessidades.

A Genosuber, que se foca na identificação da sequência genética do sobreiro, assente em tecnologia de última geração, como é o caso da sequenciação, foi a vencedora na categoria Projecto de Elevado Potencial Promovido por Associado do CA. Com este projecto é possível recolher informação biológica do sobreiro, o que ajuda a própria indústria a inovar.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central, Licínio Pina, felicitou os empreendedores portugueses pelas propostas apresentados e referiu que “o Crédito Agrícola está, como sempre esteve, disponível para apoiar os empresários na concretização dos seus projectos”. O Presidente da INOVISA e Coordenador da Rede INOVAR, Luís Mira da Silva, salientou “não só a quantidade, mas também a qualidade dos projectos a concurso”, referindo que “há cada vez mais jovens interessados em inovar, sendo visíveis as parcerias entre Universidades e o setor empresarial, o que é um excelente sinal para o futuro do sector primário e agro-industrial.”
Na cerimónia, em que foram apresentados e comentados os projectos finalistas, os convidados tiveram a oportunidade de ouvir Nadim Habib, CEO NOVA Executive Education, falar de empreendedorismo e inovação.