Crédito Agrícola obtém Resultado Positivo de 2 milhões de Euros

comunicadosdeimprensa

Lisboa, 29 de Abril de 2014 - O Crédito Agrícola (SICAM) apresentou um resultado líquido positivo de dois milhões de euros no ano de 2013.

O produto bancário aumentou 1,7% para os 473 milhões de euros e a margem de comissões subiu 1,5% para os 132 milhões. Contudo, a margem financeira caiu 21,1% para os 251 milhões de euros.

O rácio de eficiência melhorou passando de 65,3% para os 64%.

As provisões do exercício cresceram 6,5%, atingindo 118,9 milhões de euros, como reflexo da actual conjuntura económica e financeira.

O rácio de crédito vencido há mais de 90 dias foi de 7,7% em 2013, um valor superior ao registado em 2012 (6,8%). No âmbito do Programa Especial de Inspecções a que o Crédito Agrícola juntamente com as outras sete principais instituições foi sujeito, o nível de provisionamento existente foi considerado adequado face às imparidades da carteira de crédito com uma cobertura de 112,6%.

Por indicação do regulador, os activos imobiliários detidos nos balanços dos bancos foram objecto de uma reavaliação transversal, tendo o Crédito Agrícola reconhecido imparidades que foram cobertas por reforço de provisões no exercício de 2013.

A liquidez do Crédito Agrícola mantém-se bastante acima do que é exigido. Em 2013 o rácio de transformação de recursos em crédito foi de 80,3%, continuando o Banco a apostar numa política conservadora. O valor dos depósitos dos clientes manteve-se estável (0,3% acima do verificado em 2012), tendo sido o valor absoluto de 10.210 milhões de euros. No que concerne ao crédito, e numa altura em que se verificou uma retração do financiamento, verificou-se uma quebra de 2% para os 8.199 milhões de euros concedidos a clientes.

A solvabilidade do Crédito Agrícola continua a mostrar a robustez da instituição financeira. O valor do rácio Core Tier 1 do Grupo Crédito Agrícola foi de 11,9%, um valor ligeiramente superior ao registado o ano passado.

Os dados apresentados dizem respeito à actividade da Caixa Central e das 83 Caixas Associadas (SICAM).
Na actividade seguradora, as empresas do Crédito Agrícola apresentaram um resultado positivo de 8,6 milhões de euros em 2013.

Síntese dos Principais Indicadores – 2013
(milhões de euros)

Depósitos de Clientes

Créditos sobre Clientes