Cantanhede e Mira

Iniciativas CA Escolar

CA PRÉMIO “O MELHOR ALUNO“ 

O Crédito Agrícola premeia anualmente os melhores alunos dos Concelhos de Cantanhede e Mira.

A CCAM de Cantanhede e Mira lançou o Prémio “O Melhor Aluno” em 2004, tendo já ultrapassado largamente os 150 premiados. Estes premiados são alunos seleccionados pelas respectivas escolas por se terem destacado pelo seu desempenho.

Com o objectivo de elevar os valores relacionados com o ensino e o conhecimento, como factores imprescindíveis para o futuro destes jovens promissores, o Crédito Agrícola envolveu as instituições de ensino locais neste projecto que conta, também, com a aprovação da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Centro.

Pioneiro a nível nacional neste tipo de iniciativa, o Crédito Agrícola, no âmbito da política de responsabilidade social que desenvolve activamente, sempre manifestou preocupação especial pelos mais jovens, pela sua formação e pelas suas iniciativas, quer através do desenvolvimento de projectos de literacia, quer mediante o apoio a actividades desportivas e de âmbito escolar, das quais se destaca o cartão do aluno.

A cerimónia de entrega de prémios constitui, sem dúvida, um momento marcante e muito esperado pela comunidade, quer pelo protagonismo que é dado aos alunos, que vêem o seu esforço recompensado, quer a todos os que apoiam no seu percurso: os professores e os pais.

O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira conta com a colaboração das Instituições de Ensino Preparatório, Secundário e Profissional de ambos os concelhos, para a selecção do aluno premiado. De Cantanhede participam a Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Marquês de Marialva, a Escola Secundária, a Escola Pedro Teixeira, a Escola Técnico Profissional e a Academia de Música; de Mira, a Escola Básica e a Escola Secundária Dra. Maria Cândida; da Tocha, Escola EB 2,3/Secundária de João Garcia Bacelar; de Febres, Escola EB 2,3 de Carlos de Oliveira e de Ançã, o Centro de Estudos Educativos.

“Há alguns anos atrás, outros jovens, como os que se encontram hoje connosco, foram premiados porque se esforçaram, trabalharam, superaram o desânimo, as dificuldades, as suas limitações porque tinham um sonho, um desejo para o seu futuro. Nós conhecemos de perto as suas histórias, algumas difíceis outras mais simples. Hoje são médicos, professores, engenheiros e enfrentam uma luta diferente. Enche-nos o coração de alegria pensar que, por um momento, partilhamos das suas vidas e, com este pequeno prémio, fizemos a diferença e contribuímos para que continuassem os seus estudos e, assim, garantissem um futuro melhor. ”

 

Premiados 2017

Premiados 2016

Premiados 2015

Premiados 2014

Premiados 2013

Premiados 2012

Premiados 2011

Premiados 2010

Premiados 2009

Premiados 2008

Premiados 2007

Premiados 2006

Premiados 2005

Premiados 2004

CA OFERTA ESTOJOS ESCOLARES

O Crédito Agrícola oferece estojos escolares aos alunos do 1º ciclo dos concelhos de Cantanhede e de Mira.

O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira oferece, anualmente, a todos os alunos do 1º ciclo dos concelhos de Cantanhede e de Mira, de forma alternada, estojos escolares. Estes estojos são entregues no Agrupamento de Escolas, para serem distribuídos pelos alunos nas respectivas escolas.

Esta é apenas mais uma iniciativa que esta Instituição desenvolve junto dos mais jovens, no âmbito da sua política de responsabilidade social que activamente promove, da qual se destaca o “Prémio ao Melhor Aluno”.

Com pequenas iniciativas como esta, a CCAM de Cantanhede e Mira pretende contribuir para elevar os valores do ensino e da aprendizagem como instrumentos para um futuro mais sustentável.

 

 

CA CARTÃO ALUNO

O Crédito Agrícola patrocina a produção de cartões do aluno de estabelecimentos de ensino do concelho de Cantanhede.

O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira patrocina os cartões de alunos da Escola Secundária de Cantanhede, do Agrupamento de Escolas Gândara Mar da Tocha e do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva de Cantanhede.

Estes cartões fazem parte de um sistema de gestão escolar. Constituem um elemento de identificação do aluno, necessário para registar a entrada e saída da escola. Pode ainda servir como um meio de pagamento dos serviços da escola, tais como a aquisição de material ou serviços na papelaria e bar dos alunos, marcar refeições no quiosque, almoçar no refeitório e consultar dados escolares no quiosque. O CA mantem um relacionamento muito próximo com a comunidade escolar, no âmbito da sua política de responsabilidade social que activamente promove.

Com pequenas iniciativas como esta, a CCAM de Cantanhede e Mira pretende contribuir para elevar os valores do ensino e da aprendizagem como instrumentos para um futuro mais sustentável.

Este é o exemplo de um folheto que foi entregue aos alunos, informando-os dos novos cartões patrocinados pelo Crédito Agrícola:

 

CA INICIATIVAS ESCOLARES

O Crédito Agrícola apoia os projectos dos alunos e das escolas dos concelhos de Cantanhede e de Mira.

No Crédito Agrícola consideramos os projectos elaborados pelos alunos como um sinal da sua capacidade de trabalho, iniciativa e autonomia. O desenvolvimento de projectos extracurriculares promove a criação de laços entre os participantes e a comunidade, constituem uma oportunidade para os jovens crescerem enquanto cidadãos.

O Crédito Agrícola apoia diversas iniciativas, tais com a construção de um veículo movido a energia solar, a aquisição de um telescópio, para observação das estrelas, o patrocínio de uma equipa de futsal, entre muitos outros.

A CCAM de Cantanhede e Mira mantem um relacionamento muito próximo com a comunidade escolar, no âmbito da sua política de responsabilidade social que activamente promove, pois é elevando os valores da aprendizagem que se constrói uma sociedade melhor.

 

CA ACÇÕES DE LITERACIA

O Crédito Agrícola promove acções de literacia nos concelhos de Cantanhede e de Mira.

No âmbito da sua política de responsabilidade social, o Crédito Agrícola desenvolve uma acção a junto das crianças e dos jovens, com o objectivo de os dotar dos conceitos básicos financeiros que lhes permitam realizar escolhas conscientes no futuro.

As sessão de Educação Financeira são ministrada por colaboradores do Crédito Agrícola, com competências específicas e tendo por suporte os materiais adequados à realização desta iniciativa.

Durante as sessões – versando temas como O Dinheiro, O Euro, O Banco, Os Meios de Pagamento, A Poupança e o Orçamento Pessoal, Os Seguros e, finalmente, Os Direitos e os Deveres – são promovidos pequenos debates, finalizando com um jogo para consolidação de conhecimentos.

O Crédito Agrícola pretende, objectivamente, com esta iniciativa contribuir para o aumento dos níveis de literacia financeira da população portuguesa.