Crédito Agrícola com resultado positivo de 64,2 milhões de Euros em Junho de 2018

Principais Destaques

• No primeiro semestre de 2018, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 64,2 milhões de euros, para o qual o negócio bancário contribuiu com 58,4 milhões de euros (+34% face ao período homólogo).
  • Em 30 de Junho de 2018, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 9,6 mil milhões de euros, uma variação positiva de 6,3% nos últimos 12 meses que contrasta com a variação homóloga negativa de 1,3% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal com referência a Mai.2018. A evolução positiva nas variáveis-chave de actividade bancária esteve associada a uma dinâmica muito positiva do Crédito Agrícola em todas as áreas de negócio.
  • Com referência a 30 de Junho de 2018 e de acordo com as regras CRD IV/CRR phased-in a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 13,9%, valor francamente superior aos níveis mínimos recomendados.

Desempenho do Grupo Crédito Agrícola no 1º Semestre de 2018

• No primeiro semestre de 2018, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 64,2 milhões de euros para o qual o negócio bancário contribuiu com 58,4 milhões de euros (+34% face ao período homólogo).
  • Em 30 de Junho de 2018, a carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 9,6 mil milhões de euros, uma variação positiva de 6,3% nos últimos 12 meses que contrasta com a variação homóloga negativa de 1,3% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período. Este facto terá contribuído para o reforço de quota de mercado do Grupo Crédito Agrícola num movimento que se verifica nos últimos 6 anos consecutivos.
  • Em Junho de 2018, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizaram 13,0 mil milhões de euros, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 9,4% correspondente a 1.118 milhões de euros. Este aumento de recursos contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 68,5%, ainda assim significativamente abaixo do limiar máximo de transformação recomendado (120%).
  • A evolução positiva nas variáveis-chave de actividade bancária esteve associada a uma dinâmica muito positiva do Crédito Agrícola em todas as áreas de negócio.
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em Junho de 2018 situou-se nos 5,1%, valor que compara com os 5,4% registados no final de 2017.
  • O Grupo tem vindo a dar continuidade a uma gestão sã e prudente, reflectida em imparidades de crédito acumuladas a Junho de 2018 de 654 milhões de euros, valor que confere um folgado nível de cobertura do crédito vencido de 130,9%.
  • Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira aumentou 4,3 milhões de euros em termos homólogos (+2,5%), fruto do crescimento da carteira de crédito e do ajustamento na remuneração dos depósitos de clientes. Complementarmente, as comissões líquidas e a margem técnica do negócio segurador registaram variações homólogas de +5,2 milhões de euros (+11,4%) e de +16,7 milhões de euros (+259%), respectivamente.
  • A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a Junho de 2018 (8,8% de ROE) espelha os resultados positivos conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de activos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 4,1 milhões de euros da CA Vida, de 2,6 milhões de euros da CA Seguros e de 0,1 milhões de euros da CA Gest.
  • Nos primeiros 6 meses de 2018, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em 8,3 milhões de euros.
  • Com referência a 30 de Junho de 2018 e de acordo com as regras CRD IV/CRR phased-in a que se encontra sujeito, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 13,9%, valor bem acima dos níveis mínimos recomendados.

Outros Aspectos Relevantes da Actividade

• O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no sector bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais), é um Grupo de referência no sistema bancário português1, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de protecção.
  • O Grupo CA, através da implementação de uma estratégia coordenada entre os 80 bancos regionais que o compõem, prossegue empenhado em dinamizar a economia das cidades e vilas e em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal.
  • Fruto da sua missão de desenvolvimento regional e da sua vocação de banco de proximidade, o Grupo CA apresenta a segunda maior rede bancária em Portugal com 659 agências (Jun.2018) tendo, em termos líquidos, reduzido apenas 11 agências nos últimos 12 meses.
(1) A revista britânica The Banker / Financial Times no estudo “Top 1000 World Banks 2018”, com referência aos dados de 2017, classificou o Crédito Agrícola como o 3º banco mais sólido e o 2º banco mais rentável entre os 9 maiores bancos a operar em Portugal.

Principais Indicadores Consolidados do Grupo Crédito Agrícola

Valores em milhões de euros, excepto percentagens

Indicadores consolidados do Grupo CA

Jun.2017

Jun.2018

Δ Abs. 18/17

Δ % 18/17

Balanço

Activo líquido total

Crédito a Clientes total (bruto)

do qual: Crédito a empresas e administração pública (bruto)

Recursos de Clientes no balanço

Imparidades e provisões acumuladas

Provisões técnicas de contratos de seguros

Situação líquida

Recursos fora do balanço

Resultado líquido consolidado

46,9

64,2

do qual: Resultado líquido do negócio bancário

43,6

58,4

do qual: Empresas Seguradoras (CA Vida e Seguros)

6,5

6,7

do qual: Veículos de investimento imobiliário1

do qual: Outros

7,8

7,4

Margem financeira

Margem técnica da actividade de seguros

6,4

23,1

Comissões líquidas

45,7

50,9

Produto bancário

Custos de estrutura

Imparidades e provisões do exercício

14,4

3,5

Principais rácios

Rácio de transformação2

-1,5 p.p

Rácio de crédito vencido há mais de 90 dias

-0,8 p.p.

Rácio de cobertura do CV

8,4 p.p.

Custos operacionais / Produto bancário

-2,9 p.p.

n.a.

Rentabilidade do activo (ROA)

0,2 p.p.

n.a.

Rentabilidade dos capitais próprios (ROE)

1,5 p.p.

Rácio common equity tier I (phased-in)3

0,9 p.p.

# agências bancárias

(1) Fundos imobiliários e CA Imóveis, Unip. Lda.

(2) Rácio calculado segundo a Instrução 23/2012 do BdP, determinado pelo quociente entre crédito líquido concedido a Clientes e depósitos de Clientes.

(3) Rácio não incorporam o resultado gerado no período.