Crédito Agrícola com resultado positivo de 150,2 Milhões de Euros em 2017

Principais destaques

• Num contexto macroeconómico nacional marcado por uma consolidação do crescimento económico conduzido pelo aumento da confiança dos agentes económicos, da procura interna e pelo contributo das exportações, o sector financeiro continuou a estar pressionado devido às taxas historicamente baixas da Euribor, ao processo de desalavancagem dos agentes económicos e aos crescentes requisitos de capital no quadro da regulamentação do Basileia III e do Solvência II, o Grupo Crédito Agrícola apresentou, no exercício de 2017, um resultado líquido consolidado de 150,2 milhões de euros. No mesmo período, o negócio bancário do Grupo apresentou um resultado líquido de 147,6 milhões de euros, representando um crescimento de 105% face a 2016.
  • Em 31 de Dezembro de 2017, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 9,4 mil milhões de euros, um crescimento de 8,3%, face a 2016, o que é significativo quando comparado com a quebra de 2,8% registada pelo conjunto das instituições financeiras a actuar em Portugal.
  • É de assinalar ainda o contributo dos resultados das empresas do Grupo em 2017, nomeadamente de +6,7 milhões de euros da CA Vida (seguros vida), de +2,0 milhões de euros da CA Seguros (seguros não vida) e de +2,0 milhões de euros da CA Gest (gestora de activos).

Negócio bancário

• No negócio bancário, em 2017, o Crédito Agrícola alcançou um resultado líquido de 147,6 milhões de euros, que compara com os 72,1 milhões de euros registados em 2016.
  • Em 31 de Dezembro de 2017, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 9,4 mil milhões de euros, um crescimento de 8,3%, face a 2016, tendo o crédito bruto a empresas e sector público administrativo, com um peso relativo superior a 50% na carteira de crédito bruto, apresentado um crescimento assinalável (+11,3% face a 2016), em contraciclo com a variação de crédito bruto a empresas verificada no sistema bancário como um todo (-5,5%), o que proporcionou, uma vez mais, um reforço da quota de mercado do Grupo Crédito Agrícola neste segmento.
  • Em 2017, os recursos totais de clientes totalizaram 14,9 mil milhões de euros (dos quais 12,6 mil milhões de euros sob a forma de depósitos bancários), evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 5,8% correspondente a 815 milhões de euros. A evolução verificada nos produtos fora do balanço bancário foi influenciada negativamente pela quebra dos seguros de capitalização (-250 milhões de euros), apesar do crescimento verificado nos fundos de investimento de 199 milhões de euros (+26,1%) face ao período homólogo.
  • No final de 2017, o rácio de transformação de depósitos em crédito líquido ascendia a 69,5%, significativamente abaixo do limiar máximo de transformação recomendado.
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, em Dezembro de 2017, o rácio de crédito em risco situou-se nos 8,5% (versus 9,4% em 2016) e o respectivo rácio de cobertura fixou-se nos 81,8%. Por seu lado, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em Dezembro de 2017 atingiu os 5,4% (versus 6,2% em 2016) e o rácio de cobertura do crédito vencido há mais de 90 dias situou-se nos 127,8%.

Outros aspectos relevantes da actividade

• A rede de distribuição do Crédito Agrícola foi, ao longo de 2017, alvo de alterações pontuais no que respeita à localização e ao horário das agências enquanto estratégia privilegiada para rentabilização da sua rede, tendo existido a preocupação de minimizar os encerramentos que pudessem colocar em causa a prestação de serviços financeiros e de protecção à população. Neste contexto, a rede de retalho do Crédito Agrícola (composta por 669 agências) constitui-se como a maior rede do sistema bancário nacional, apresentando-se como um factor de desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas do país.
  • Para além da rede física, o Crédito Agrícola disponibiliza uma rede de 259 caixas automáticas próprias “B24” com serviços em funcionamento (+1 que em 2016) e de 1.536 caixas automáticas SIBS (+16 que em 2016) e canais digitais de conveniência. Apostado em apoiar as empresas portuguesas e as comunidades emigrantes, o Crédito Agrícola possui ainda escritórios de representação em França (Paris), no Luxemburgo e na Suíça (Genebra), tendo investido recentemente no empreendimento Paris-Ásia com vista a dinamizar as operações de trade finance.
  • Em Outubro de 2017 foi formalizada a transferência da gestão dos fundos de investimento mobiliário do CA para a IM Gestão de Activos, por um período de 10 anos, com o objectivo de alargar a oferta junto da base de Clientes de retalho.
  • No passado mês de Dezembro, o Crédito Agrícola e a Inovisa revelaram os vencedores da 4ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e onde foram premiados 6 entidades e projectos nacionais.
  • O Crédito Agrícola, pelo quinto ano consecutivo, pretende homenagear as empresas clientes que se destacaram pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia, através da obtenção do estatuto de PME Excelência e PME Líder em 2017. O número de empresas que obtiveram este estatuto em 2017, por proposta do Crédito Agrícola, elevou-se para 269 (71 Excelência e 198 Líder), o que representa +48 que o verificado em 2016 e +106 que o registado em 2015.