BEI e Crédito Agrícola garantem 200 milhões de euros para financiar empresas

Lisboa, 23 de Outubro de 2018 – O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 100 milhões de euros ao Crédito Agrícola destinado a facilitar o acesso ao crédito às PME e midcaps localizadas principalmente em Portugal. A este valor, o Crédito Agrícola acrescentará mais 100 milhões, o que significa que será disponibilizado um total de 200 milhões de euros. A Vice-Presidente do BEI, Emma Navarro, e o Presidente do Conselho de Administração Executivo do CA, Licínio Pina, ratificaram o acordo em Lisboa.

Esta verba destina-se a apoiar pequenos projectos de investimento em diferentes sectores da indústria e serviços. Além das pequenas e médias empresas, as entidades do sector público, como os municípios, e outras entidades do sector privado são também elegíveis para financiamento, incluindo investimentos em saúde, educação, energia e instalações necessárias para fornecer um serviço ao público.

O Crédito Agrícola irá transferir as vantagens do financiamento do BEI para os beneficiários finais, tanto em termos de maturidade como de taxas de juro. Ao abrigo deste acordo, o BEI irá financiar até 100% do custo total do projecto para as PME e midcaps (com um máximo de 12,5 milhões de euros por projecto) e até 50% para outros tipos de projectos.

Na cerimónia de assinatura, a Vice-Presidente do BEI, Emma Navarro, sublinhou “o importante contributo deste acordo para fomentar o crescimento económico e a criação de emprego em Portugal. As PME são fundamentais para o emprego no país e o seu financiamento é uma das prioridades do BEI. Com este novo acordo, o BEI e o CA unem forças para assegurar que as pequenas e médias empresas portuguesas, muitas das quais operam no sector agrícola, beneficiem do financiamento do BEI com vantagens financeiras e prazos mais longos”.

Este é já o segundo empréstimo de financiamento a PME acordado entre o BEI e o Crédito Agrícola. O anterior foi assinado em 2015 e contribuiu para apoiar pequenas empresas que operam principalmente nos sectores agrícola e industrial.

 

Informação de enquadramento

 O Crédito Agrícola é a única instituição cooperativa portuguesa, de capitais exclusivamente nacionais e constitui um dos maiores grupos financeiros portugueses, tendo apresentado, no exercício de 2017, um resultado líquido consolidado de 150,2 milhões de euros. Com a segunda maior rede de agências do país, marcada pela elevada capilaridade e interioridade, continua a garantir a acessibilidade aos serviços financeiros em localidades economicamente mais desfavorecidas e com menor densidade populacional.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição da União Europeia responsável por empréstimos de longo prazo, detido conjuntamente pelos seus Estados-Membros. Disponibiliza financiamento a longo prazo para um investimento sólido, a fim de contribuir para os objetivos políticos da UE. Para mais informações sobre o BEI em Portugal, clique aqui.

Em 2017, o Grupo BEI disponibilizou 29,6 mil milhões de euros para pequenas e médias empresas, abrangendo 285.000 empresas em toda a UE. Em Portugal, o Grupo BEI assinou no ano passado acordos no total de 1.906 milhões de euros, incluindo 1.022 milhões de euros que ajudaram a apoiar mais de 6.600 PME portuguesas e midcaps.