6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra

140 amostras de azeite em avaliação

Lisboa, 6 de Abril de 2016 – As provas do 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, considerado este ano o melhor do mundo, decorre de 7 a 8 de Abril, em Beja.

O Júri é presidido pelo Professor José Gouveia, especialista nacional em azeites, e é composto por 42 jurados de 13 nacionalidades que vão avaliar 140 amostras de azeite de 8 países. Portugal e Espanha lideram em número de amostras, com 62 e 56, respectivamente. Grécia, Itália, Israel, Eslovénia, Chile e Alemanha são os outros países representados.

As 140 amostras recebidas nesta edição ultrapassam não só em número, mas também nos países representados o Concurso Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

O anúncio dos vencedores será feito na Cerimónia de entrega de prémios no dia 23 de Abril, às 12h00, na Arena do Azeite – Pavilhão da Terra Fértil, no decorrer da Feira Ovibeja no qual o Crédito Agrícola é o Patrocinador Oficial.

Os azeites premiados vão estar disponíveis na feira, de 21 a 25 de Abril, para provas comentadas por especialistas, as quais são abertas a todos os visitantes interessados em conhecer aromas, sabores e características dos azeites das diferentes geografias do mundo.