Lucros do Crédito Agrícola sobem 81% para 22 Milhões de Euros

Lisboa, 29 de Julho de 2014 - O Crédito Agrícola alcançou um resultado líquido positivo de vinte e dois milhões de euros durante os primeiros seis meses de 2014, continuando a apresentar bons níveis de liquidez e solvabilidade.

A contribuir para este resultado esteve, essencialmente, o aumento em 17,7% do produto bancário, que somou 279 milhões de euros. A margem financeira também subiu 5,8% para os 157 milhões de euros.

O rácio de eficiência melhorou consideravelmente, tendo passado de 66% em Junho do ano passado para os 56% este ano.

Para fazer face às imparidades o rácio de cobertura do crédito vencido subiu de 105,4% para os 116,3%.

Mais uma vez, a liquidez do CA mantém-se em valores confortáveis. O rácio de transformação de recursos em crédito foi de 80,5%. O valor dos depósitos dos clientes continua estável, situando-se nos 10.018 milhões de euros, mais 0,5% do que nos primeiros seis meses do ano passado. O crédito concedido seguiu a tendência geral e apresentou uma quebra de 2,7%, situando-se nos 8.066 milhões de euros.

Os valores dos recursos fora do balanço cresceram 32,4%.

O rácio de Capital Total, que denota a robustez da instituição financeira fixou-se em 12,5%, bastante acima dos 10,5% exigidos. O mesmo se pode dizer dos rácios Common Equity Tier 1, que se fixou em 12,2%, sendo o exigido 8%. De salientar que o rácio Core Tier 1 do Grupo CA foi atingido sem recurso a qualquer tipo de capitalização.

Os dados apresentados dizem respeito à actividade do Grupo Crédito Agrícola.

Na actividade seguradora, as empresas do Crédito Agrícola apresentaram um resultado positivo de 4,5 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.

Jun. 2013

Variação (∆)

Activo Líquido

Situação Líquida