Conclusão do Programa Especial de Inspecções

01 de Março de 2012 – O Banco de Portugal divulgou hoje os resultados globais da terceira e última vertente de trabalho do Programa Especial de Inspecções (SIP) realizado como parte das medidas e acções acordadas pelas autoridades portuguesas, relativamente ao sistema financeiro, no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira estabelecido com o FMI/UE/BCE, em Maio passado.

O SIP abrangeu os 8 maiores grupos bancários portugueses, incluindo o Grupo Crédito Agrícola, tendo as duas primeiras vertentes sido concluídas e os respectivos resultados publicados no dia 16 de Dezembro de 2011.

A terceira vertente do SIP, que agora se deu por concluída, assentou numa lógica prospectiva, tendo por objectivo avaliar a adequação dos parâmetros e das metodologias utilizados pelos grupos bancários na realização das projecções financeiras que suportam a avaliação da sua solvabilidade futura, no quadro dos exercícios de “stress test”.

A avaliação efectuada permitiu confirmar que o Grupo Crédito Agrícola utilizou parâmetros e metodologias adequados na generalidade dos aspectos analisados, embora com necessidade de introdução de melhorias em áreas pontuais.
No que se refere às necessidades de melhoria identificadas, o Grupo Crédito Agrícola irá estabelecer e apresentar ao Banco de Portugal um plano para a sua implementação a curto prazo.