Ano Internacional das Cooperativas

Lisboa, 12 de Janeiro – O lançamento do Ano Internacional das Cooperativas decorreu hoje no auditório da Caixa Central de Crédito Agrícola, em Lisboa, numa cerimónia transmitida para todo o mundo e que contou com a participação do Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, e de dirigentes da CONFECOOP (1), CONFRAGI (2), CASES (3) e FENACAM (4).

Neste evento o papel do sector cooperativo foi sublinhado, nomeadamente pelo Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, que enalteceu o facto de em altura de crise o sector responder em contraciclo, dando como exemplo, justamente, o Crédito Agrícola, a única instituição financeira cooperativa portuguesa. Pedro Mota Soares defendeu ainda que o futuro de Portugal passa também pelo cooperativismo, tendo tomado conhecimento das várias publicações da especialidade que a CASES irá editar em parceria com a Casa da Moeda.

No final, o espírito cooperativista saiu reforçado, não só pelo incentivo dado pelo Governante, mas também por alguns indicadores interessantes, que vão desde as 713 cooperativas agrícolas em actividade no país, até ao universo laboral agregado ao sector – 15.000 pessoas.

(1) Confederação Cooperativa Portuguesa
(2) Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal
(3) Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
(4) Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo