Crédito Agrícola
Crédito Agrícola
aderir
Segurança
Não revele o seu número de telemóvel. Temas de Segurança
Grupo CA CA Estrutura do Grupo CA Informação Financeira CA Imprensa CA Provedoria do Cliente CA In English CA

CRÉDITO AGRÍCOLA COM RESULTADO POSITIVO DE 150,2 MILHÕES DE EUROS EM 2017

27-03-2018

 

Resultados não auditados de 2017

Lisboa, 27 de Março de 2018

 


PRINCIPAIS DESTAQUES

  • Num contexto macroeconómico nacional marcado por uma consolidação do crescimento económico conduzido pelo aumento da confiança dos agentes económicos, da procura interna e pelo contributo das exportações, o sector financeiro continuou a estar pressionado devido às taxas historicamente baixas da Euribor, ao processo de desalavancagem dos agentes económicos e aos crescentes requisitos de capital no quadro da regulamentação do Basileia III e do Solvência II, o Grupo Crédito Agrícola apresentou, no exercício de 2017, um resultado líquido consolidado de 150,2 milhões de euros. No mesmo período, o negócio bancário do Grupo apresentou um resultado líquido de 147,6 milhões de euros, representando um crescimento de 105% face a 2016.
  • Em 31 de Dezembro de 2017, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 9,4 mil milhões de euros, um crescimento de 8,3%, face a 2016, o que é significativo quando comparado com a quebra de 2,8% registada pelo conjunto das instituições financeiras a actuar em Portugal.
  • É de assinalar ainda o contributo dos resultados das empresas do Grupo em 2017, nomeadamente de +6,7 milhões de euros da CA Vida (seguros vida), de +2,0 milhões de euros da CA Seguros (seguros não vida) e de +2,0 milhões de euros da CA Gest (gestora de activos).

 

Negócio bancário

  • No negócio bancário, em 2017, o Crédito Agrícola alcançou um resultado líquido de 147,6 milhões de euros, que compara com os 72,1 milhões de euros registados em 2016.
  • Em 31 de Dezembro de 2017, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 9,4 mil milhões de euros, um crescimento de 8,3%, face a 2016, tendo o crédito bruto a empresas e sector público administrativo, com um peso relativo superior a 50% na carteira de crédito bruto, apresentado um crescimento assinalável (+11,3% face a 2016), em contraciclo com a variação de crédito bruto a empresas verificada no sistema bancário como um todo (-5,5%), o que proporcionou, uma vez mais, um reforço da quota de mercado do Grupo Crédito Agrícola neste segmento.
  • Em 2017, os recursos totais de clientes totalizaram 14,9 mil milhões de euros (dos quais 12,6 mil milhões de euros sob a forma de depósitos bancários), evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 5,8% correspondente a 815 milhões de euros. A evolução verificada nos produtos fora do balanço bancário foi influenciada negativamente pela quebra dos seguros de capitalização (-250 milhões de euros), apesar do crescimento verificado nos fundos de investimento de 199 milhões de euros (+26,1%) face ao período homólogo.
  • No final de 2017, o rácio de transformação de depósitos em crédito líquido ascendia a 69,5%, significativamente abaixo do limiar máximo de transformação recomendado.
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, em Dezembro de 2017, o rácio de crédito em risco situou-se nos 8,5% (versus 9,4% em 2016) e o respectivo rácio de cobertura fixou-se nos 81,8%. Por seu lado, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em Dezembro de 2017 atingiu os 5,4% (versus 6,2% em 2016) e o rácio de cobertura do crédito vencido há mais de 90 dias situou-se nos 127,8%.

 

Outros aspectos relevantes da actividade

  • A rede de distribuição do Crédito Agrícola foi, ao longo de 2017, alvo de alterações pontuais no que respeita à localização e ao horário das agências enquanto estratégia privilegiada para rentabilização da sua rede, tendo existido a preocupação de minimizar os encerramentos que pudessem colocar em causa a prestação de serviços financeiros e de protecção à população. Neste contexto, a rede de retalho do Crédito Agrícola (composta por 669 agências) constitui-se como a maior rede do sistema bancário nacional, apresentando-se como um factor de desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas do país.
  • Para além da rede física, o Crédito Agrícola disponibiliza uma rede de 259 caixas automáticas próprias “B24” com serviços em funcionamento (+1 que em 2016) e de 1.536 caixas automáticas SIBS (+16 que em 2016) e canais digitais de conveniência. Apostado em apoiar as empresas portuguesas e as comunidades emigrantes, o Crédito Agrícola possui ainda escritórios de representação em França (Paris), no Luxemburgo e na Suíça (Genebra), tendo investido recentemente no empreendimento Paris-Ásia com vista a dinamizar as operações de trade finance.
  • Em Outubro de 2017 foi formalizada a transferência da gestão dos fundos de investimento mobiliário do CA para a IM Gestão de Activos, por um período de 10 anos, com o objectivo de alargar a oferta junto da base de Clientes de retalho.
  • No passado mês de Dezembro, o Crédito Agrícola e a Inovisa revelaram os vencedores da 4ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e onde foram premiados 6 entidades e projectos nacionais.
  • O Crédito Agrícola, pelo quinto ano consecutivo, pretende homenagear as empresas clientes que se destacaram pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia, através da obtenção do estatuto de PME Excelência e PME Líder em 2017. O número de empresas que obtiveram este estatuto em 2017, por proposta do Crédito Agrícola, elevou-se para 269 (71 Excelência e 198 Líder), o que representa +48 que o verificado em 2016 e +106 que o registado em 2015.

 

Principais Indicadores Consolidados Do Grupo Crédito Agrícola
Principais Indicadores do Negócio Bancário
Actividade do Grupo Crédito Agrícola em 2017
Resultados do Grupo Crédito Agrícola
Resultados do Negócio Bancário
Balanço
Negócio Segurador (Vida e Não Vida) e de Gestão de Activos
Fundos Próprios e Requisitos de Fundos Próprios
Reconhecimento do Mercado

 

Fonte: CCCAM

Outras notícias

LinkedIn facebook Google+ Twitter
Ajuda
Onde Estamos Onde Estamos
Linha DirectaLinha Directa Internacional

Para qualquer informação adicional ou esclarecimento de dúvidas contacte, por favor, o Serviço Telefónico de Apoio a Clientes - Linha Directa, disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8h30m às 23h30m e aos Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 23h. Em alternativa poderá enviar uma mensagem, através da opção disponível.

CONFAGRICONFAGRI | Fundo de Garantia do Crédito Agrícola MútuoFundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo | Imóveis CAImóveis CA | Loja CALoja CA Política de Cookies  |  Código de Ética e Conduta  |  Informações Úteis

© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.

© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.